O que é a segmentação?
A segmentação significa dividir o mercado em grupos de compradores com expectativas e necessidades semelhantes para adequar as estratégias de venda do seu negócio. Ou seja, ao segmentar o seu negócio, fica mais fácil se comunicar diretamente com o público para quem você deseja vender.
Esse conceito fica simples de visualizar quando falamos sobre restaurantes. Existem tipos para todos os gostos: lanches baratos, pratos refinados, comida saudável, com foco em alimentos veganos ou baseado na cultura de um povo – como comida mexicana, italiana ou japonesa.
Optar por um desses nichos significa segmentar o público, pois os consumidores do cachorro-quente de R$5 possuem hábitos de compra completamente diferentes dos clientes que frequentam restaurantes premiados.
A importância de segmentar o seu negócio
Mas qual é a real importância de segmentar o seu negócio? Um grande erro cometido pelos empreendedores iniciantes no mercado é tentar atender a todos os públicos. Isso torna a empresa extremamente generalista, sem a capacidade de satisfazer nenhum dos perfis de forma plena.
Imagine uma papelaria que vende, também, artigos de vestuário e cosméticos. Se você precisar comprar um artigo de papelaria, vai procurar uma empresa especializada nisso, certo? O mesmo serve para a compra de roupas ou de cosméticos. Ou seja, ao tentar atender todo mundo, essa empresa ficará sem atender cliente algum.
Segmentar o seu negócio significa vender para quem quer comprar. Essa mesma papelaria do nosso exemplo poderia focar apenas em estudantes e profissionais da arquitetura, por exemplo, se tornando uma referência nesse setor e conquistando uma clientela fiel. Você consegue enxergar a diferença?
Para que a importância de segmentar o seu negócio fique bem clara, listamos as suas principais vantagens. Veja só:
- Conhecimento sobre o público – A segmentação do público permite que você conheça profundamente os gostos, necessidades e desejos do seu consumidor e adapte o seu negócio para atendê-lo.
- Adequação do produto – O seu produto ou serviço consegue satisfazer o público? Segmentar o seu negócio permite que você consiga suprir exatamente o que o consumidor deseja.
- Otimização do atendimento – Se você quer impressionar os seus clientes com um atendimento fantástico, o primeiro passo é conhecer todas as suas particularidades.
- Ações de marketing eficientes – Outro benefício ao segmentar o seu negócio é ser assertivo nas suas ações de marketing, pois, assim, você consegue dialogar diretamente com quem pode se interessar na sua empresa.
- Construção de uma credibilidade no mercado – Isso tudo contribui para a construção da credibilidade da sua marca no mercado como uma referência no nicho escolhido.
Você quer saber mais sobre as vantagens da segmentação do seu negócio? Então fale agora mesmo com um consultor e até a próxima.
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