É comum surgirem dúvidas sobre o imposto de renda, e uma das principais está relacionada à como funciona a restituição do imposto de renda.
Conseguir receber ou não a restituição dependerá do quanto você pagou de imposto no decorrer do último ano.
Sendo assim, o cidadão que pagou ao Fisco impostos além dos que deveria, terá o direito de receber de volta o valor da diferença.
Elaboramos este post para que você tire suas dúvidas sobre a restituição do imposto de renda, dessa maneira, será possível saber se possui ou não direito à devolução.
Restituição do imposto de renda: o que é?
A restituição do Imposto de Renda nada mais é que a devolução de valores que foram pagos a mais pelo contribuinte.
Ou seja, se o cidadão pagou a mais do que deveria ele terá direito a restituição de valores que será feita após a declaração do imposto de renda.
Porém, em casos em que o valor pago tenha sido menor do deveria ter sido pago, o contribuinte terá saldo pendente a pagar ao órgão tributário, no caso à Receita Federal.
Como fazer a consulta da restituição do imposto de renda?
Em primeiro lugar, para saber o valor que o contribuinte tem a ser restituído, será necessário fazer o preenchimento da declaração do imposto de renda.
Ela deve ser feita por meio de um programa que está disponível para ser baixado no site da Receita Federal.
Sendo assim, ao final do fornecimento dos dados o próprio software fará o cálculo automático dos valores a serem devolvidos.
Vale destacar que no momento da declaração o contribuinte poderá escolher pela opção de declaração completa ou simplificada e verificar qual fornecerá mais valores a serem restituídos.
Para consultar os valores, será necessário aguardar o período de encerramento das declarações e após isso, acesse o site da Receita Federal no setor de restituições.
Conclusão
As questões relacionadas à declaração de imposto de renda costumam trazer muitas dúvidas aos contribuintes e uma delas está ligada à restituição do imposto de renda.
A restituição é o valor que o contribuinte tem o direito de receber de volta caso tenha realizado pagamento de impostos além do necessário.
Para consultar a restituição será preciso acessar o site da Receita Federal após o término do período das declarações.
E assim saber os valores e os prazos dos lotes a serem devolvidos.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.