Imposto de Renda é um tributo federal que deve ser declarado por pessoas jurídicas e pessoas físicas. Sendo assim, existem diferenças entre IRPF e IRPJ.
Conhecer sobre essas diferenças é indispensável para que erros não sejam cometidos e o contribuinte e a empresa não tenham problemas com a Receita Federal.
De maneira geral, o pagamento do imposto de renda segue a regra básica em que quem possui a maior renda paga mais e aquele com menor renda paga menos imposto.
Essa regra vale tanto para as empresas, quanto para os contribuintes.
Elaboramos esse post para que você conheça as principais diferenças e esteja por dentro desse tema importante que é o imposto de renda. Acompanhe.
Diferenças entre IRPF e IRPJ: conheça agora
A principal diferença entre IRPF e IRPJ se dá justamente pelo fato de uma ser diretamente aplicada às pessoas físicas e outra a empresas.
Outra diferença substancial é que no caso das pessoas físicas nem todas precisam realizar a declaração de forma obrigatória.
São obrigados a declarar apenas aqueles cidadãos que se enquadram em alguns dos critérios pré-estabelecidos pela Receita Federal.
Ou seja, precisam declarar obrigatoriamente os indivíduos que obtiveram rendimentos superiores ao valor de R$ 28.559,70.
Além disso, também precisam declarar aqueles que possuíram bens com valores que ultrapassem 300 mil reais até o dia 31 de dezembro do último ano.
Esses são apenas alguns dos critérios que tornam a declaração do imposto de renda obrigatória para a pessoa física.
Por outro lado, as pessoas jurídicas, ou seja, as empresas, são todas obrigadas a recolher e declarar o imposto de renda.
E a forma de tributação será feita de acordo com o regime tributário adotado pela instituição.
Os regimes tributários disponíveis no Brasil são o de Lucro Presumido, Lucro Arbitrado, Lucro Real e Simples Nacional.
Dessa maneira, a aplicação da alíquota para a tributação será feita de acordo com as regras específicas determinadas por cada um desses regimes.
Conclusão
Existem diferenças entre IRPF e IRPJ e elas se dão justamente pelo fato de uma ser aplicada a empresas e a outra ser direcionada a pessoas físicas.
Existem outras diferenças entre IRPF e IRPJ, podemos citar, por exemplo, a obrigatoriedade na declaração.
No caso das pessoas físicas, possuem obrigatoriedade apenas aquelas que estejam enquadradas em algum dos requisitos estipulados pela Receita Federal.
Já em relação às empresas todas precisam declarar imposto de renda e o valor da alíquota dependerá essencialmente do regime tributário adotado pelo negócio.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.