Contabilidade pessoal é o nome que se dá à gestão das finanças e bens pessoais.
Um processo muito simples que feito permanentemente te ajuda a ter uma vida tranquila inclusive nos imprevistos.
Imagine a seguinte cena: você dirigindo o seu carro quando o mesmo de repente apresenta um problema e para de funcionar.
Checando a conta, verifica que não tem saldo e nem limite para arrumá-lo, e agora?
Pois bem, para lidar com perrengues é necessário ter uma parte do dinheiro guardada para emergências.
Abaixo vamos te ajudar a estar preparado para lidar com situações como essa.
Contabilidade pessoal: veja como aprender
Para ter uma vida próspera e sem preocupações é necessário aprender a organizar as finanças pessoais, ou pelo menos entender do assunto, caso direcione essa tarefa a terceiros.
Um exemplo prático e que nunca sai de moda é anotar! Seja em um caderno, planner, celular ou notebook: anote tudo que entra e sai da sua conta.
Comece listando os seguintes pontos:
- Receitas: correspondem ao seu capital, ou seja, tudo que entra na sua conta. Pode ser salário, pensão ou renda extra.
- Despesas: são seus gastos fixos como aluguéis e os variáveis que são contas de luz ou mercado, diversão entre outros. As despesas correspondem a todos seus gastos.
Fazendo essa lista mês a mês é possível saber quanto de fato está gastando, quanto poderia poupar e quanto falta para atingir suas metas.
Dessa forma é possível entender perfeitamente onde vai o seu dinheiro.
Qual a diferença entre contabilidade pessoal e contabilidade profissional?
As duas formas de contabilizar são unidas com quase o mesmo objetivo que é o controle e saúde da empresa e prosperidade particular no caso da contabilidade pessoal.
Contudo, há diferenças notórias entre as duas, veja abaixo alguns exemplos:
- Contabilidade pessoal visa manter as finanças em dia para ter uma vida mais tranquila e atingir seus objetivos e sonhos.
- Contabilidade profissional é avaliar os resultados que a empresa teve e assim visualizar os ganhos, gastos ou investimentos que fez.
A importância de manter as finanças organizadas
Saber executar corretamente suas finanças com a contabilidade pessoal ajuda a aproximar de atingir metas além de dar um norte para a vida.
O planejamento é algo muito simples mas deve ser feito continuamente para não perder o foco.
Ter organização traz inúmeros benefícios como descontos no IR, negociação de dívidas, obter melhores taxas bancárias e fazer sobrar aquele dinheiro que achamos impossível que aconteça.
Conclusão
Para ter uma vida pautada em sucesso é necessário tirar um tempinho para cuidar das suas finanças.
Dessa forma, você terá os recursos financeiros que precisa para manter a qualidade de vida agora e ainda realizar seus maiores sonhos.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.