A contabilidade de uma empresa do Simples Nacional baseia-se nos mesmos princípios deste regime tributário, ele é, entre outras coisas, descomplicar a rotina dos micros e pequenos empreendedores.
Embora seja possível por meio do DAS-Documento de Arrecadação Simplificada, pagar todos os tributos, existem outras obrigações que a empresa deve atender.
Como estar em dia com os documentos fiscais e enviar na data correta a declaração ao órgão competente.
No entanto, se você não sabe quais as rotinas necessárias para a contabilidade de uma empresa do Simples Nacional, continue conosco a leitura deste artigo.
Principais rotinas da contabilidade de uma empresa do Simples Nacional
A possibilidade de pagar todos os impostos em uma única guia, fazer o acompanhamento das obrigações contábeis e fiscais do seu empreendimento é extremamente vantajoso.
Para isso, a contabilidade de uma empresa do Simples Nacional se encarrega das seguintes rotinas para melhorar o desempenho da sua empresa.
Emitir notas fiscais
A emissão de notas fiscais é uma exigência das empresas constituídas pelo Simples Nacional, depois da entrega de um serviço ou produto.
Por ser considerada a principal tarefa de toda rotina contábil, deve estar sempre bem organizada, levando em conta o setor e o tipo de nota.
Para garantir um controle eficiente de todas as notas emitidas, a contabilidade de uma empresa do Simples Nacional é a melhor alternativa.
Elaborar a escrituração contábil e fiscal
O acompanhamento do desempenho de uma empresa pode ser obtido com a escrituração contábil e fiscal, que pode ser avaliado nos livros:
Livro Caixa: apresenta todas as movimentações financeiras da empresa;
Livro Registro de Entradas: indicado para o registro de bens, mercadorias, serviços de comunicação e transportes que produzem ICMS.
Emitir e pagar o DAS
Sem dúvidas o DAS é um dos pontos de maior relevância entre as rotinas contábeis do Simples Nacional.
A simplicidade que é o carro chefe desse tipo de regime tributário, pode ser percebida pela quantidade impostos que podem ser declarados com apenas um papel, tais como:
- IPI-Imposto sobre Produtos Industrializados;
- CPP-Contribuição Patronal Previdenciária;
- ICMS-Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação;
- PIS/PASEP-Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, entre outros.
Fazer uso do e-Social para o envio de informações
Uma das atribuições das empresas optantes pelo Simples Nacional é enviar mensalmente as informações trabalhistas de todos os seus colaboradores.
O e-Social é a plataforma utilizada para cuidar de todo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.
Devem constar no e-Social os seguintes registros:
- CAT-Comunicação de Acidente de Trabalho;
- CTPS-Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Folha de Pagamento-do mês corrente;
- Comunicado de Dispensa– caso houver;
- LRE-Livro de Registro de Empregados.
Conclusão
Engana-se quem pensa que a contabilidade de uma empresa do Simples Nacional é um recurso dispensável para empresas de pequeno porte.
Pelo contrário, quanto mais organizada um negócio for, maiores serão suas chances de crescimento e de destaque no segmento em que atua.
Por isso, não perca mais tempo e procure o auxílio de uma equipe de contabilidade especializada em empresas optantes pelo Simples Nacional e veja o seu empreendimento prosperar.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.