Contabilidade para hamburgueria consiste em utilizar ferramentas contábeis para gerir o negócio de forma a controlar as finanças, gerar lucro e manter a legalidade da empresa.
Confira neste artigo como fazer a contabilidade da sua hamburgueria. Continue lendo até o fim.
Contabilidade para hamburgueria: entenda como funciona
Todo e qualquer negócio independente do tamanho, precisa ter um setor de contabilidade para apuração dos valores recebidos, impostos a serem pagos e situação financeira da empresa.
Entretanto, para que a contabilidade de uma hamburgueria funcione corretamente, é necessário levantar alguns dados importantes a serem apurados como:
- Número de funcionários;
- Valor do investimento;
- Aquisição de mantimentos e equipamentos;
Feito isso, é hora de formalizar a empresa e providenciar os documentos e alvarás para que a mesma funcione. Portanto, é fundamental ter um contador para realizar todo esse processo burocrático.
Escolha o regime tributário
Como falamos acima, é fundamental formalizar a empresa, ou seja, adquirir um CNPJ para se manter legalizado e pagar menos impostos. Visto que PJ tem uma tributação bem menor do PF.
Com isso, é necessário escolher qual será o regime tributário que essa hamburgueria terá, que pode ser o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
O regime tributário do Simples Nacional tem como base o faturamento anual que essa empresa terá. Já no lucro presumido e lucro real a base é o lucro.
Faça um planejamento financeiro e tributário
O planejamento financeiro e tributário de uma lanchonete é essencial para o bom funcionamento e sucesso do empreendimento.
Para isso, é fundamental o empresário registrar as entradas e saídas da empresa, programar os impostos que a mesma pagará e manter o fluxo de caixa sempre atualizado.
Com isso é possível ter a redução de impostos e melhor controle de gastos para fazer um provisionamento e investimentos de melhoria na lanchonete.
Tenha o controle do estoque
Os locais que trabalham com a manipulação de alimentos precisam estar atentos ao seu estoque.
Por isso, é fundamental manter a média de compra atualizada, verificar a validade dos produtos e verificar quais estão parados para evitar o desperdício e prejuízo.
Conclusão
Empreender nem de longe é um processo fácil, pois envolve diversas burocracias e deveres com a receita.
No entanto, ter um contador pode facilitar todo este processo, visto que o profissional é capacitado para orientar e mostrar as melhores soluções financeiras a hamburgueria.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.