A contabilidade para motorista de aplicativos é fazer um melhor controle de suas finanças bem como formalizar o seu negócio.
Ser um motorista de aplicativo tem sido um negócio bastante rentável e com alta demanda de clientes. Por isso, é indispensável pensar em fazer a contabilidade de suas finanças.
Confira neste artigo como fazer passo a passo a contabilidade de um motorista de aplicativos. Continue lendo até o fim.
Contabilidade para motorista de aplicativos: porque devo ter uma?
O serviço de transporte por aplicativos é bastante frequente e promissor. Por isso, o motorista deve ter uma contabilidade voltada para esse fim, ou seja, uma forma de controlar suas despesas e receitas.
Em outras palavras, ter a contabilidade para motorista de aplicativos é fundamental para conseguir administrar melhor as entradas e saídas de caixa, que neste ramo são frequentes.
Como fazer contabilidade para motorista de aplicativos?
Para fazer a contabilidade de motorista de aplicativos na prática, é necessário seguir algumas etapas conforme mostraremos abaixo:
1- Registrar entradas e saídas
O serviço de transporte por aplicativo conta com inúmeras entradas na conta dos clientes. Mesmo que seja pago em dinheiro, é necessário registrar cada uma dessas entradas diariamente.
As saídas também são importantes registrar assim que houverem. Fazendo este controle, o motorista consegue fazer a média de combustível gasto, os prejuízos e também os lucros do período.
2- Se formalizar
Mesmo trabalhando dentro de um carro fazendo corridas, o motorista precisa formalizar os seus serviços para estar em dia com a lei.
Com constantes entradas na conta sem justificativa, o motorista pode ser penalizado pela receita por não identificar valores que podem ser considerados suspeitos de fraude, por exemplo.
A formalização garante a integridade do negócio e o pagamento correto dos impostos apurados. Além disso, também traz credibilidade e seriedade no negócio.
3- Ter a ajuda de um contador
Mesmo que não pareça, ser motorista de aplicativos é uma profissão e deve ser levada a sério. Portanto, assim que o motorista se formalizar, é preciso ter um contador para auxiliar.
Conforme os ganhos aumentam, o pagamento dos impostos também sofre alterações e com isso pode ser necessário mudar o regime tributário. É aí que o contador, auxiliando qual melhor forma de fazer.
Conclusão
Ser motorista de aplicativo é uma profissão que também exige formalização.
Desta forma é fundamental contar com a ajuda de um contador para apresentar as melhores soluções no empreendimento.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.