O capital de giro positivo indica que uma empresa mantém suas atividades em perfeito funcionamento utilizando o caixa disponível sem precisar contar com recursos futuros.
Isto é, a mesma não depende de recebimentos futuros para manter suas operações em atividade pois consegue se manter com o capital que possui.
Confira neste artigo tudo sobre capital de giro positivo. Prossiga com a leitura até o fim.
Capital de giro positivo: o que é?
Capital de giro positivo é a capacidade que uma empresa tem de honrar com o pagamento de seus compromissos, isto é, suas despesas e receitas sem contar com valores futuros.
Na prática o capital de giro positivo indica que a empresa consegue manter suas atividades em funcionamento com o dinheiro disponível sem precisar esperar por recebimentos.
Tanto empresas pequenas quanto empresas de grande porte podem e devem adotar a estratégia de ter um capital de giro positivo em seus negócios.
Qual a importância de ter um capital de giro positivo?
A importância de ter um capital de giro positivo em uma empresa é pela organização no pagamento de seus deveres.
Além disso, o capital de giro positivo permite que a empresa possa se preparar em casos de imprevistos ou situações de emergência, por exemplo.
Outro fator de suma importância é que com o capital de giro positivo a empresa consegue manter bons índices de liquidez, fato este que atrai investidores para o seu negócio.
Além do que com o capital de giro positivo, a empresa consegue melhores taxas no banco no que diz respeito a empréstimos e financiamentos.
Como ter um capital de giro positivo?
Para ter um capital de giro positivo, o primeiro passo é reunir a equipe interna e verificar todas as despesas, os custos e os recebimentos pertinentes ao período.
Após fazer a apuração de todos os valores, é necessário registrar todos esses valores com a descrição correta de cada operação, sendo todas as entradas e saídas periodicamente.
Manter o acompanhamento de todas as movimentações e registros também é fundamental para manter o fluxo de caixa sempre organizado.
O acompanhamento permite rever estratégias que não funcionaram, fazer um provisionamento de recursos e ainda possibilitar o investimento a outros setores da empresa.
Conclusão
Manter o capital de giro positivo pode ser um desafio quando iniciado, no entanto, será uma importante ferramenta de gestão indispensável para obter bons resultados no negócio.
Independente do porte da empresa, o contador é o profissional indispensável para auxiliar e acompanhar o capital de giro da empresa e assim o manter sempre positivo.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contador em Osasco clicando no botão abaixo.