O capital de giro para MEI é o valor mais importante para manter o funcionamento de suas atividades ou negócios. Esse ativo soma tudo aquilo relacionado a gastos do dia a dia da empresa e as contas de curto prazo.
Assim como empreendedores de grande porte, um MEI pode enfrentar desafios no seu negócio. Por isso, entender o que é o capital de giro pode fazer uma grande diferença em sua administração de contas.
Para saber mais sobre o capital de giro para MEI, continue a leitura breve!
O que é o capital de giro para MEI?
Assim como para outros tipos de empresa, o capital de giro para MEI segue o mesmo conceito. Como já destacamos em outros conteúdos, esse é o valor ou quantia reservada para bancar todos os custos de funcionamento de uma empresa, ele envolve custos do dia a dia e contas de curto prazo.
Portanto, o capital de giro deve cuidar de contas como luz, água, energia e outros como pagamento dos salários dos colaboradores. No caso de MEI, o salário do seu funcionário.
Mas, além de todos esses valores, ele também deve custear o estoque ou compra da matéria-prima.
Como calcular o capital de giro para MEI?
Nem todo MEI precisa de capital e giro. Mas para que você saiba como definir esse valor usamos uma fórmula básica que considera três importantes conceitos financeiros:
- Liquidez
- Passivo circulante
- Ativo circulante
Em caso de dúvidas é sempre importante contar com uma contabilidade consultiva especialista em capital de giro para MEI, ao menos nessa parte inicial.
Fórmula usada
Capital de giro líquido= AC-PC
Caso o resultado da sua conta seja positivo, significa que o seu capital de giro para MEI é o suficiente para cuidar dos gastos dos próximos meses e despesas. Por outro lado, se der negativo o empreendedor deve buscar meios de aumentar o seu capital de giro em poucos meses para evitar dívidas no negócio.
Mas o MEI realmente precisa de um capital de giro?
Raramente não, mas assim como todos os tipos de empresa esse é um valor necessário até mesmo para os trâmites de abertura de uma empresa. Ou seja, importante antes da abertura, durante e depois!
Uma contabilidade consultiva pode ajudar a definir esse valor e principais variações dependendo do seu tipo de atividade como MEI.
Para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso blog!
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contador em Osasco clicando no botão abaixo.