A abertura de holding patrimonial tem como principal objetivo legalizar uma empresa que controla e administra bens, com destaque para imóveis.
O trabalho desenvolvido por ela consiste em separar o patrimônio pessoal do patrimônio empresarial.
Por meio de ações otimizadas, este tipo de empresa promove uma gestão eficiente dos seus negócios e planeja a partilha ou sucessão familiar em situações tais como casamento, divórcio ou morte.
Embora cuide do patrimônio da família, a holding patrimonial não precisa ser criada por familiares, uma vez que ela pode administrar bens de terceiros.
Prossiga com a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto!
Abertura de holding patrimonial: conheça as vantagens e como funciona
Além da administração dos bens, a holding desempenha um importante papel na proteção do patrimônio, por poder prever e limitar potenciais riscos a que uma das empresas do grupo pode se submeter.
Uma holding patrimonial é uma composição societária, composta por mais uma pessoa física ou jurídica, cujo capital social pode ser definido pelos sócios.
Sendo que, o patrimônio das pessoas físicas é integrado aos bens imóveis da pessoa jurídica.
Os sócios podem ser os responsáveis pela administração do negócio ou podem optar pela contratação de um profissional especializado, trazendo ainda mais eficiência para as atividades da empresa.
A holding patrimonial pode administrar diferentes tipos de empresas aplicando os mesmos objetivos.
Por exemplo, empresas que realizam atividades comerciais com boas porcentagens de lucro, empresas do segmento imobiliário e de aplicações financeiras.
Como abrir uma holding patrimonial: veja a seguir!
O primeiro passo para abrir uma holding patrimonial é definir os objetivos do negócio.
É possível focar em uma das três funções deste tipo de empresa ou desempenhar as três. São elas, proteção ambiental, gestão otimizada ou planejamento sucessório.
O segundo passo é escolher o enquadramento jurídico, que pode ser Sociedade Anônima ou Sociedade Limitada.
Em seguida, é preciso elaborar o Contrato Social. Um documento com todas as informações sobre o empresa, direitos e obrigações dos sócios, modelo de gestão e distribuição de lucros.
O terceiro passo é efetuar o registo junto à Junta Comercial do estado e obter o CNPJ junto à Receita Federal. Com esses documentos em mãos, será necessário abrir uma conta bancária em nome da pessoa jurídica.
Todo o processo de abertura é bastante burocrático e demanda conhecimentos técnicos, por isso, a contratação de um profissional contábil é de extrema importância.
Ele será responsável pela abertura do negócio e acompanhará todo o processo, garantindo eficiência na abertura da holding familiar.
Além disso, poderá acompanhar a empresa oferecendo assessoria contábil, tributária e financeira.
Conte com a Gestão Inova Contabilidade para abertura de holding patrimonial
A Gestão Inova Contabilidade é especializada na abertura de empresas, por isso, estamos preparados para oferecer um serviço de qualidade aos nossos clientes.
Trabalhamos ainda com assessoria contábil, tributária e financeira para atender as mais diversas demandas de uma empresa com eficiência, agilidade e transparência.
Faça contato conosco hoje mesmo para conhecer nossas soluções e agendar uma reunião com um de nossos profissionais. Será um prazer atender você!