Diante de uma dúvida bastante frequente, é necessário afirmar que uma academia não pode ser MEI, pois as atividades nela exercidas, não são permitidas no regime MEI.
Sendo assim, é preciso identificar qual o modelo do negócio e escolher o regime correto para conseguir exercer as atividades com segurança e legalidade.
Confira neste artigo o porquê uma academia não pode ser MEI. Prossiga com a leitura até o fim!
Academia pode ser MEI?
Conforme a própria tabela de atividades que podem ser exercidas pelo MEI (Micro Empreendedor Individual) academia não pode ser MEI.
O motivo é que os serviços de uma academia são descritos como atividades econômicas intelectuais, sendo essas excluídas do anexo de atividades do MEI.
Portanto, é proibido uma academia aderir ao regime do MEI, dessa forma, é necessário verificar com o contador a atividade cabível ao empreendimento.
Qual é o CNAE de uma academia?
O CNAE é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ou seja, funciona como um registro de atividades que podem ser exercidas em um determinado negócio.
Para o caso da academia, o CNAE que deve ser utilizado é o de “atividades de condicionamento físico“.
Neste CNAE a academia está liberada para exercer uma série de outras atividades que também são pertinentes ao grupo, veja exemplos:
- Atividades aeróbicas’;
- Hidroginástica;
- Permitir personal Trainer auxiliar quem está treinando;
Qual a forma correta de abrir uma academia?
Além das questões burocráticas listadas acima, abrir uma academia exige um estudo aprofundado de outras questões que não devem ser desprezadas.
Veja abaixo:
1- Considerar o local onde será aberta (visto o espaço e comodidade para abrigar os equipamentos e as pessoas que irão utilizá-lo);
2- Pesquisa de mercado onde avalie se o local há mais academias, ou atuar em regiões onde carece de ter uma.
3- É indispensável a contratação de funcionários como: um contador, instrutor, recepcionista e auxiliar de limpeza.
4- Avaliar todos os custos no que diz respeito às despesas com aluguel. Dessa forma, é indispensável fazer uma pesquisa de valores em bairros e cidades.
Conclusão
Como pudemos notar, uma academia não pode ser MEI, devendo a mesma escolher entre outros regimes disponíveis e compatíveis com o negócio.
Para auxiliar nas questões burocráticas, avaliar o negócio e ainda sugerir os melhores e mais seguros caminhos, é fundamental ter um contador nessa jornada.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contador em Osasco clicando no botão abaixo.