Abrir MEI Simples Nacional é simples, pois o MEI nada mais é do que o tipo de empresa e o Simples Nacional trata-se do Regime Tributário. Sendo assim, todo microempreendedor está automaticamente inserido nele.
Se você pensa em regularizar as suas atividades e abrir um MEI, mas ainda não sabe essa diferença, tudo bem. Para esclarecer uma das maiores dúvidas, preparamos um conteúdo especial.
A seguir, saiba os principais pontos sobre abrir o MEI Simples Nacional e como fazer esse procedimento.
O que é um MEI?
O MEI é um trabalhador que rege suas próprias atividades, um pequeno empresário que atua sozinho ou com no máximo um funcionário CLT. Vale destacar que o empreendedor MEI é denominado microempreendedor individual.
Algumas características da formalização como MEI é o faturamento da empresa que não pode ultrapassar anualmente R$81 mil. Ou seja, para abrir o MEI simples nacional o valor mensal da sua empresa deve ser no máximo de R$6.750.
Entenda o que é o Simples Nacional
Entendendo o que é o MEI é importante saber também o que é o Simples Nacional. Sendo assim, essa é uma opção de regime tributário disponível para micro e pequenas empresas.
Ao abrir uma empresa o empreendedor deve optar por um regime e essa escolha tende a interferir positivamente ou não nos impostos a serem pagos e demais obrigações fiscais. Além do Simples Nacional existem outras opções de regime como:
- Lucro Real
- Lucro Presumido
Como funciona o Simples Nacional?
O empreendedor que opta por abrir MEI Simples Nacional paga todos os seus impostos em uma guia única chamada de DAS. Esse é o documento de Arrecadação do Simples Nacional que facilita o MEI a cuidar de suas obrigações tributárias.
A emissão é simples e pode ser realizada através do portal do Simples Nacional no acesso do contribuinte. Por isso, não podemos deixar de ressaltar que esse regime tributário traz diversas vantagens como o ganho de tempo e maior produtividade na gestão do negócio.
Então é possível abrir MEI Simples Nacional?
Na verdade, existe apenas essa possibilidade. Ou seja, ao abrir um MEI, automaticamente sua microempresa fará parte do Simples Nacional e por isso deve seguir as regras desse regime tributário e conhecer os impostos a serem pagos nele.
Como abrir um MEI?
Para abrir um MEI é necessário:
- Acessar o quero ser MEI
- Clicar na opção “Formalizar-se”
- Em seguida insira seus dados cadastrais do GOV
- Acesse e complete tudo que se pede no formulário de inscrição do MEI
- Declare
- Finalize seu cadastro
Em cada região o procedimento pode variar em relação ao prazo da etapa cadastral. No entanto, os documentos solicitados são sempre os mesmos, todos os seus documentos pessoais e de endereço.
Conclusão
Por fim, a principal diferença entre MEI e Simples Nacional, como destacamos ao decorrer do conteúdo, é que enquanto um é um tipo de empresa, o outro é um regime tributário.
No entanto, não é possível ser um microempreendedor individual sem essa opção de regime.
Se precisar de ajuda para regularizar sua empresa, entre em contato conosco!