A contabilidade para bijuterias consiste em adotar uma conduta de controle do patrimônio da empresa focado em garantir as finanças organizadas e boa utilização de seus recursos.
O ramo de bijuteria atrai milhões de clientes no Brasil, pois permite comprar peças e acessórios inspirados em grife de forma muito mais acessível.
Com a expansão do mercado, provou-se que ter a contabilidade na empresa é fundamental para que esse negócio prospere e se mantenha competitivo no mercado.
Conheça neste artigo como fazer a contabilidade para bijuterias.
Contabilidade para bijuterias: escolhendo o regime tributário
Independente se o empresário cogita vender ou produzir as próprias peças de bijuteria, é preciso se formalizar para trabalhar legalmente no ramo.
Portanto, o primeiro passo é escolher o regime tributário da empresa, pois através desta escolha, os impostos serão cobrados.
O regime tributário avalia principalmente o faturamento que a empresa terá no ano e existem 3 dos quais o empresário pode optar, sendo Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Capital de giro
O capital de giro é o valor disponibilizado para iniciar as atividades da loja de bijuteria, isso envolve recursos com custos de abrir a empresa, comprar materiais, pagar impostos e contas.
Tudo isso deve ser registrado para que o empresário saiba exatamente quais são os seus custos e obrigações legais perante ao governo.
Compra das bijuterias e controle de estoque
O ramo de bijuterias é bastante versátil e permite que o empresário possa fazer suas compras com mais facilidade com a aquisição de várias peças
Dessa forma há várias possibilidades que podem ser a de consignação, compra a vista ou parcelada. Para qualquer escolha precisa ter o planejamento dos valores a serem pagos futuramente.
O estoque também precisa ser constantemente checado para verificar as peças que mais saem e peças que estão paradas.
Este controle apurado permite que as compras sejam feitas sobre a média de consumo, resultando em melhor utilização dos recursos e possibilitando futuros investimentos.
Conclusão
Ver as bijuterias expostas em uma prateleira é a parte final para conquistar e fidelizar clientes.
No entanto, para que tudo isso aconteça é necessário ter uma boa gestão contábil dos recursos e situação financeira da empresa.
Por isso, é indispensável ter um contador para ajudar o empresário tanto a entender o seu negócio como oferecer as melhores soluções de crescimento e lucratividade do ramo.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.