A contabilidade para sorveteria é o termo contábil usado para prestar todo o suporte do crescimento do seu negócio com soluções financeiras, fiscais e trabalhistas.
O segmento de sorveteria expandiu de uma forma que é muito comum haver muitas em um único bairro, por exemplo. No entanto, a competitividade não vale de nada se não houver uma boa administração.
Por isso, é fundamental fazer a contabilidade diária dos recursos de uma sorveteria para o bom funcionamento e crescimento da mesma perante o mercado.
Veja neste artigo como fazer a contabilidade da sua sorveteria.
Contabilidade para sorveteria: Conheça o seu negócio
A decisão de abrir uma sorveteria precisa ser muito bem pensada e conhecer como funciona uma, mais ainda.
Portanto, estude o nicho de uma sorveteria, os produtos utilizados, se será fabricação própria ou revenda e claro, como funciona a parte contábil que você terá que lidar.
Faça um planejamento financeiro
O planejamento financeiro consiste em adotar medidas como:
- Controle diário do fluxo de caixa;
- Controlar todas as entradas e saídas;
- Ter uma reserva para emergências e investimentos;
- Fazer um planejamento anual de todos os impostos que precisam ser pagos para saber exatamente quanto precisará ter disponível em caixa;
- Organizar todas as contas da empresa bem como seus pagamentos;
Invista em equipamentos
Oferecer os melhores sorvetes e fidelizar clientes é uma tarefa que depende exclusivamente dos equipamentos e utensílios usados.
Ou seja, para que um sorvete chegue no ponto ao cliente é preciso investir em equipamentos e geladeiras de alto padrão para armazenar o produto com segurança e qualidade.
Por isso, é fundamental ter um provisionamento, isto é, o capital para investimentos em tecnologia e melhorias na sorveteria.
Faça o controle de estoque
Produtos perecíveis merecem um olhar com mais atenção.
Por isso, é primordial verificar o controle de validade, checar a média de consumo para não faltar e buscar soluções para vender sorvetes que não saíram.
O controle de estoque permite que o empresário compre somente o que precisa, evitando desperdícios e aumentando sua lucratividade, já que venderá produtos com um giro maior.
Conclusão
O sucesso ou fracasso de uma sorveteria determina 100% de como os recursos são administrados.
A função de ter uma contabilidade para sorveteria é prestar todo o suporte financeiro, contábil, fiscal e trabalhista que a sua empresa necessita.
Portanto, é indispensável ter um contador nessa jornada.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.