Para guardar dinheiro sem pagar imposto é preciso escolher entre algumas opções que não estão sujeitas ao pagamento de tributos para a Receita Federal.
Entre eles estão a capitalização de ações, CRA e CRI, capitalização de ações, debêntures, fundos imobiliários, LCA e LCI.
No entanto, é importante ressaltar que há um limite mínimo a ser respeitado em relação ao envio da Declaração do Imposto de Renda.
Portanto, mesmo que você escolha as opções livres do pagamento de tributos, se todas as suas fontes de rendas juntas, incluindo os rendimentos de investimentos, terá que enviar a DIR e aguardar avaliação da Receita para saber se terá impostos a receber ou a pagar.
Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais.
Guardar dinheiro sem pagar imposto: entenda as condições
Se você optou pela conta poupança para guardar dinheiro sem pagar imposto, saiba que é preciso verificar anualmente qual o valor mínimo que precisa ser declarado.
O ato de informar à Receita que você tem saldo bancário superior ao estipulado, não quer dizer que terá que pagar imposto.
No entanto, é importante ser claro no envio das informações para evitar a revisão que, em caso de irregularidade, pode te fazer cair na malha fina.
Porém, se houve uma transferência do valor que estava na poupança para outro tipo de investimento, não será preciso declará-lo.
Ao optar por investimentos, que sejam isentos de tributos, é preciso ter ciência de que não haverá taxação na operação e muito menos nos rendimentos obtidos.
Por outro lado, ao escolher opções que podem ser taxadas, a alíquota de Imposto de Renda fica em torno de 22,5%.
Ou seja, devido a essa taxa elevada, há uma redução considerável nos rendimentos dos investidores.
A fim de evitar sanções da Receita Federal é importante declarar todos os seus investimentos para os devidos tributos serem calculados.
Conclusão
Para guardar dinheiro sem pagar imposto é preciso escolher as opções de investimentos que não sejam taxadas durante as operações e também nos rendimentos.
Contudo, é inevitável informar todas as suas fontes de renda, não importando se os valores obtidos são altos ou baixos.
Para não perder dinheiro pagando tributos indevidos é importante contar com o apoio de um especialista na área de investimentos.
Dessa forma, você receberá as informações necessárias para escolher as melhores e mais rentáveis opções de investimento, visando obter uma rentabilidade considerável, mas não perder dinheiro com o pagamento de tributos.