Como sair da malha fina da Receita Federal?

Saber como sair da malha fina  é uma das grandes preocupações de quem foi notificado por inconsistências na declaração de imposto de renda. 

Embora seja uma situação preocupante, ela pode acontecer por vários motivos, entre eles a ocorrência de erros durante o preenchimento dos dados ou rendimentos incompatíveis. 

No entanto, os casos mais graves são aqueles em que há suspeita de fraude. Se não houver comprovação de que foram apenas erros, o contribuinte pode ter sérios problemas com a Receita Federal, inclusive poderá ser condenado. 

O tempo de prisão varia entre 2 a 5 anos. Além disso, quem tentou sonegar os impostos, terá que pagar multa. Leia nosso artigo!

Como sair da malha fina: entenda mais sobre esse assunto

A malha fina, como é conhecida popularmente, nada mais é que o fato da Receita Federal ter encontrado inconsistências na declaração de imposto de renda. 

Esse órgão conta com o auxílio de supercomputadores que fazem um cruzamento detalhado de dados e detectam qualquer incoerência entre os dados enviados e as movimentações financeiras. 

Se após esse processo for detectado algum erro, sua declaração poderá ser alvo de investigação. 

Como saber se você caiu na malha fina? 

Você pode consultar sua situação no site oficial da Receita Federal. Após acessar este endereço é preciso fornecer os dados da sua conta gov, tais como e-mail e senha

Outra forma de saber é aguardando a notificação do órgão. Ela pode ser recebida em forma de carta em sua residência ou por e-mail. 

O próximo passo é entrar em contato com o contador responsável pelo envio das informações para identificar os erros e providenciar a correção dos dados. 

Veja algumas possibilidades: 

  • Envio de dados errados: esse é um dos erros mais comuns, tais como valores incorretos, deduções não permitidas. 
  • Ausência de documentos: todos os documentos utilizados para extrair dados para enviar a declaração devem ser guardados, pois em caso de questionamento da Receita Federal, eles deverão ser apresentados. 
  • Divergência de dados: informações divergentes são aquelas que apresentadas na declaração, não são comprovadas após o cruzamento de dados. 

Como sair da malha fina?

O primeiro passo para sair da malha fina é identificar a causa específica, ou seja, é preciso saber qual o motivo levou sua declaração a ser alvo de investigação. 

O segundo passo é reenviar a declaração com as ressalvas feitas. Além disso, é preciso avaliar se houve inconsistência no envio dos documentos. 

Se isso acontecer, será preciso enviar os documentos comprobatórios. Ademais, é necessário acompanhar o andamento do processo para saber se você saiu da malha fina e poderá receber restituição do imposto, caso tenha direito. 

Como sair da malha fina: o que acontece se não houver êxito? 

O contribuinte que não providenciar a correção da declaração de imposto de renda, após ser notificado que caiu na malha fina, poderá ter sérias consequências. 

As empresas cuja declaração apresentou inconsistência e não foram providenciadas as devidas correção, serão impedidas de obter crédito, participar de licitações, entre outros impedimentos. 

Dicas para evitar a malha fina 

  • Organização: mantenha as movimentações financeiras e documentação comprobatória organizadas. Essa ação evita erros durante o levantamento de dados para enviar a declaração de imposto de renda.
  • Fique atento à legislação sobre deduções: todas as deduções devem ser feitas conforme a lei. Além disso, é preciso documentar todas as ações e apresentá-las
  • Não espere a data limite para o envio da declaração: quanto antes os documentos forem enviados, maior a segurança e a tranquilidade. 
  • Conte com o auxílio profissional contábil: o contador é peça-chave para o envio da declaração de imposto de renda e também no processo de como sair da malha fina. Certifique-se de contratar um profissional devidamente habilitado e experiente. 

Conte com a Gestão Inova para te auxiliar no envio da declaração de imposto de renda

A Gestão INOVA conta com o auxílio de profissionais devidamente habilitados, especializados e experientes. 

Por isso, podemos oferecer aos nossos clientes, um atendimento de excelência, garantido que a declaração seja feita conforme as exigências da Receita Federal. 

Além disso, oferecemos suporte técnico desde o momento da abertura da empresa e durante a sua existência, garantindo aos gestores maior tranquilidade e segurança jurídica. Faça contato conosco ainda hoje. 

Para mais informações relevantes, acompanhe as atualizações do nosso blog

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *