Contabilidade para dropshipping: O que é e como funciona?

A contabilidade para dropshipping é tão importante como um serviço contábil para qualquer outro nicho. 

No entanto, são poucos os empreendedores que seguem nesse ramo e entendem realmente como funciona e quais as principais obrigações contábeis no dropshipping.

Quer garantir uma maior segurança para o seu negócio? Então, saiba que a contabilidade é indispensável, principalmente para gerir o fluxo financeiro e a tomada de decisões. 

Mas, para esclarecer todas as dúvidas e principalmente de como funcionam as obrigações contábeis tão específicas nesse nicho, separamos um conteúdo completo. 

Saiba mais a seguir sobre um dos modelos que ganhou ainda mais destaque esse ano e como funciona o modelo contábil por trás desse conceito. Confira

A contabilidade para dropshipping é regulamentada?

Antes de mais nada, é importante destacar que o dropshipping nada mais é do que um modelo de negócio com foco na logística do produto. Ou seja, um vendedor tem seu serviço facilitado por uma marca ou fornecedor. 

Com isso, a principal vantagem do modelo de negócio é a ausência de estoque, que também isenta a obrigação de que o vendedor possa vir a ter com a logística dos produtos vendidos. 

Apesar de benéfico, é justamente aí que entra a contabilidade para dropshipping e talvez de uma forma ainda mais complexa, já que esse tipo de negócio ainda não foi regulamentado pela Receita Federal

A contabilidade é uma alternativa?

Infelizmente não há uma resposta exata, pois como destacamos o dropshipping ainda não foi regulamentado. Com isso, não se sabe também como exatamente os contadores devem lidar com a contabilidade para esse modelo de vendas. 

No entanto, é indispensável destacar que a ausência de uma contabilidade no dropshipping pode causar prejuízos aos empreendedores. Alguns deles estão ligados a ausência dos seguintes benefícios:

  • Cumprimento de todas as obrigações fiscais e tributárias existentes;
  • Visão clara da situação financeira;
  • Tomada de decisões seguras;
  • Identificação de oportunidades.

Contabilidade no dropshipping e sua importância

Como destacamos, no dropshipping a contabilidade oferece uma série de benefícios. No entanto, o seu papel vai muito além do que essas vantagens, assumindo uma gestão ainda mais importante do que conhecemos em relação aos simples serviços contábeis. 

Esse papel recebe um peso ainda maior como resultado da pouca informação sobre o modelo de negócio por ser uma prática ainda recente aqui no país. 

Por isso, é necessário que a contabilidade para dropshipping seja ainda mais certeira e clara em seus resultados. 

Afinal, é por meio dela que um negócio pode ou não se consolidar no mercado e ainda, sim, crescer perante os seus correntes.

Qual a situação do dropshipping no Brasil?

Como destacado, ainda não há uma legislação que regulamente o dropshipping no Brasil. Portanto, esse ainda é um modelo de negócio não regulamentado. 

Ainda, sim, é de suma importância que o empreendedor tenha um olhar atencioso para sua contabilidade e siga as leis do modelo de prestação de serviços. 

Além disso, a regulamentação da empresa deve ser feita quanto antes com auxílio de um contador com experiência no modelo de negócio para evitar possíveis problemas com a Receita Federal. 

Regularização de empresas no dropshipping com a Gestão Inova

Se você tem um modelo de negócio como esse, saiba que a contabilidade para dropshipping é fundamental desde a abertura ao encerramento do seu CNPJ. 

Por isso, não pense duas vezes e conte com quem realmente entende do assunto. Para serviços contábeis tão específicos como esse, conte com a Gestão Inova e destaque o seu negócio no mercado. 

Quer uma dica? O modelo de empresa ME (Microempresa) é o ideal para o dropshipping por garantir um bom limite de faturamento maior.

Por fim, para outros assuntos como esses e dicas contábeis, acompanhe o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat