Embora ainda não seja um assunto muito discutido, a contabilidade para oficina mecânica possui inúmeros traços que podem fazer com que o controle contábil seja bastante desafiador.
Ainda mais com a alta complexidade do sistema tributário brasileiro, devido às muitas regras e exigências.
Por esse motivo é muito comum que muitos empreendedores, principalmente os de pequeno porte, tenham uma enorme dificuldade em atender às obrigações fiscais em tempo hábil.
Como consequência, as empresas ficam sujeitas a multas, que podem levá-las a grandes prejuízos financeiros e até mesmo se verem obrigadas a fechar suas portas.
Para evitar esses tipos de contratempos, elaboramos este artigo para te ajudar a encontrar a melhor contabilidade para oficina mecânica.
Confira!
Contabilidade para oficina mecânica: como manter esse serviço sempre em dia?
De fato, a rotina dos mecânicos é bem desgastante e isso pode dar origem a uma avalanche de problemas como:
- Atrasar o pagamento de contas;
- Negligenciar o pagamento de impostos, que podem gerar multas altíssimas;
- Deixar de entregar as declarações obrigatórias;
- Cometer erros na emissão de notas fiscais;
- Não saber se a oficina está ou não obtendo lucros;
- Misturar as contas pessoais e empresariais.
Mas todos esses problemas podem ser evitados, se você contratar uma equipe experiente de contabilidade de uma oficina mecânica.
Dentre as ações que podem ser realizadas na rotina de sua oficina e que podem evitar toda essa dor de cabeça, estão.
Possuir uma boa gestão de notas fiscais
Com certeza você deve saber que a nota fiscal é o principal instrumento de arrecadação de impostos no Brasil.
Por esse motivo, faz-se necessário ter um bom controle sobre as notas fiscais, uma vez que a sonegação deste documento é crime, podendo levar o empreendedor a sofrer com multas e até mesmo uma possível prisão.
Nesse sentido, é fundamental ter um armazenamento das suas notas fiscais, como também utilizar softwares de gestão, que podem ajudá-lo a manter a organização em sua oficina.
Não acumular tarefas
Um grande erro que os profissionais de contabilidade para oficina mecânica apontam é o acúmulo de tarefas.
No entanto, é possível manter uma rotina bem equilibrada, de acordo com a realidade do seu negócio, adotando as seguintes medidas:
- Fazer o registro das movimentações financeiras todos os dias;
- Manter a organização das notas fiscais e pagamentos semanalmente;
- Realizar a análise dos relatórios todos ao final de cada mês.
Encontrar um bom software de gestão
Diante das várias opções de plataformas de gestão empresarial, é importante reservar um tempo para escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades.
Este é também um dos recursos que a contabilidade para oficina mecânica utiliza para realizar as tarefas diárias desse tipo de empreendimento.
Antecipar ou programar os pagamentos da oficina mecânica
Se você não quer se ver obrigado a pagar multas devido ao atraso do pagamento de contas, a melhor alternativa é antecipar e programar as datas para quitar suas dívidas.
Para otimizar essa tarefa, você deve separar um dia da semana para avaliar todas as suas pendências financeiras.
Outra medida que pode te ajudar a fazer uma boa economia é priorizar os pagamentos que oferecem descontos quando são feitos antecipadamente.
Conclusão
Agora que você já sabe a importância da contabilidade de uma oficina mecânica, o primeiro passo é ir em busca de uma empresa que possua boa reputação no mercado.
Para isso, você deve buscar referências com parentes e amigos já fizeram uso dos serviços da equipe em questão e na internet, onde você pode encontrar avaliação dos clientes que o escritório possui.
Lembre-se que escolher um bom profissional é fundamental para o sucesso do seu negócio.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.