Contador pode suspender serviços por falta ou atraso de pagamentos de honorários?

Contador pode suspender serviços por falta ou atraso de pagamentos de honorários?

O contador pode suspender serviços por falta de pagamento somente se não houver impedimentos como cláusulas contratuais que abordem este tema.

É muito comum a dúvida de como proceder em casos de inadimplência por parte do cliente e se pode suspender determinado serviço ou consultoria.

Dessa forma, é fundamental analisar a situação e verificar quais meios legais são passíveis de ser aplicados sem que isso cause transtornos ou mesmo perca o cliente.

Confira neste artigo como o contador deve proceder em casos da falta de pagamento de honorários. Siga com a leitura até o fim.

Contador pode suspender serviços por falta de pagamento?

O contador pode suspender os serviços desde que não haja nenhum impedimento legal para isso.

Isto é, é preciso verificar se não existem cláusulas no contrato referente a falta de pagamento bem como suas consequências.

Quais critérios o contador pode adotar para receber de seus clientes?

Ter cliente inadimplente é uma situação totalmente normal e pode ocorrer em todas as empresas que prestam serviços de contabilidade.

No entanto, a forma como o contador lida com a situação é crucial não só para manter o cliente quanto para receber o valor devido.

O principal critério a ser adotado para cobrar o pagamento de honorários, é fazer as cobranças de forma amigável via e-mail e telefone.

Feito isso, o próximo passo é fazer uma ligação a fim de entender a real situação do cliente e dessa forma, propor algum acordo de pagamento.

Entretanto, feito todas as cobranças durante um período e não tendo retorno, o último passo é protestar o cliente. Feito isso, o mesmo tem o prazo de pagar em até 7 dias. Ou ficará com restrição.

O que acontece quando a parceira é rompida?

Assim que o contador decide por suspender os seus serviços a determinada empresa, é preciso entregar ao cliente todos os documentos e acessos de banco de dados.

Independentemente do cliente estar inadimplente, o contador não pode reter nenhum documento.

Após isso, o profissional deve formalizar via e-mail o pedido de suspensão dos serviços e mencionar o motivo, que neste caso é por falta de pagamento.

Conclusão

Ficar inadimplente é uma situação comum e que pode acometer diversas empresas, no entanto, para evitar que isso ocorra e traga prejuízos, o ideal é investir em planejamento.

Dessa forma, é primordial ter o contador em todas as etapas de uma empresa bem como contar com orientações que são fundamentais para manter o bom funcionamento do negócio.

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