O contador pode suspender serviços por falta de pagamento somente se não houver impedimentos como cláusulas contratuais que abordem este tema.
É muito comum a dúvida de como proceder em casos de inadimplência por parte do cliente e se pode suspender determinado serviço ou consultoria.
Dessa forma, é fundamental analisar a situação e verificar quais meios legais são passíveis de ser aplicados sem que isso cause transtornos ou mesmo perca o cliente.
Confira neste artigo como o contador deve proceder em casos da falta de pagamento de honorários. Siga com a leitura até o fim.
Contador pode suspender serviços por falta de pagamento?
O contador pode suspender os serviços desde que não haja nenhum impedimento legal para isso.
Isto é, é preciso verificar se não existem cláusulas no contrato referente a falta de pagamento bem como suas consequências.
Quais critérios o contador pode adotar para receber de seus clientes?
Ter cliente inadimplente é uma situação totalmente normal e pode ocorrer em todas as empresas que prestam serviços de contabilidade.
No entanto, a forma como o contador lida com a situação é crucial não só para manter o cliente quanto para receber o valor devido.
O principal critério a ser adotado para cobrar o pagamento de honorários, é fazer as cobranças de forma amigável via e-mail e telefone.
Feito isso, o próximo passo é fazer uma ligação a fim de entender a real situação do cliente e dessa forma, propor algum acordo de pagamento.
Entretanto, feito todas as cobranças durante um período e não tendo retorno, o último passo é protestar o cliente. Feito isso, o mesmo tem o prazo de pagar em até 7 dias. Ou ficará com restrição.
O que acontece quando a parceira é rompida?
Assim que o contador decide por suspender os seus serviços a determinada empresa, é preciso entregar ao cliente todos os documentos e acessos de banco de dados.
Independentemente do cliente estar inadimplente, o contador não pode reter nenhum documento.
Após isso, o profissional deve formalizar via e-mail o pedido de suspensão dos serviços e mencionar o motivo, que neste caso é por falta de pagamento.
Conclusão
Ficar inadimplente é uma situação comum e que pode acometer diversas empresas, no entanto, para evitar que isso ocorra e traga prejuízos, o ideal é investir em planejamento.
Dessa forma, é primordial ter o contador em todas as etapas de uma empresa bem como contar com orientações que são fundamentais para manter o bom funcionamento do negócio.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contador em Osasco clicando no botão abaixo.