Os custos para abertura de empresa Simples Nacional variam conforme a região em que ela será instalada.
Além disso, é preciso considerar as demais despesas inerentes ao início da atividade de um negócio.
Tais como compra de insumos, equipamentos, contratação de mão de obra especializada, aluguel ou compra de um espaço para funcionamento da empresa.
É importante investir em serviços publicitários, tais como criação da identidade visual, marca, artes para redes sociais, entre outros serviços para a divulgação do negócio.
A média de valores cobrados para abrir uma empresa, considerando a contratação de um profissional contábil, varia entre R$ 500,00 e R$ 1.500,00.
No entanto, é preciso avaliar as despesas junto aos órgãos nas diferentes esferas, ou seja, junto ao município, ao estado e ao governo federal.
A contratação de um profissional contábil é essencial para cuidar de todas as questões burocráticas deste processo.
Ele possui conhecimentos técnicos e experiência para resolver todos os detalhes e deixar sua empresa totalmente legalizada.
Prossiga com a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto.
Custos para a abertura de uma empresa Simples Nacional: entenda como funciona este regime tributário
O Simples Nacional é um regime tributário, criado pela Lei Complementar 123 de 14 de dezembro de 2006. Por meio dele as empresas podem efetuar suas contribuições tributárias de forma simplificada.
Mesmo envolvendo o pagamento de muitos tributos, a arrecadação é feita por meio da DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Veja a seguir os impostos envolvidos, com variações de uma empresa para outra.
- COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
- CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- ICMS- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
- INSS – Instituto Nacional do Seguro Social;
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;
- ISS – Imposto Sobre Serviços;
- IR – Imposto de Renda;
- PIS – Programa de Integração Social.
As empresas enquadradas juridicamente como EPP ‘s, ME’ s ou MEI ‘S podem optar pelo Simples Nacional e aproveitar todas as vantagens que este regime oferece.
No entanto, é importante estar atento ao limite de faturamento de R$4,8 milhões.
Importância do auxílio de um profissional contábil para abertura e funcionamento de uma empresa
A escolha do regime tributário ideal deve ser feita sob a orientação de um profissional contábil.
Ele possui conhecimentos técnicos, experiência na abertura de empresas, portanto está preparado para indicar o melhor regime tributário conforme a área de atuação e provisão de lucros do seu negócio.
Sendo assim, mesmo que o Simples Nacional pareça a melhor opção devido à facilidade da sua forma de arrecadação, é importante saber que algumas empresas estão proibidas de optar por este regime tributário.
Veja a seguir alguns motivos que impedem uma empresa de optar pelo Simples Nacional:
- Previsão de faturamento for superior a 4,8 milhões de reais anuais;
- Algum dos sócios tiver residência no exterior;
- Empresas que desenvolvem atividades de cessão ou locação de mão-de-obra;
- Ou aquelas que se enquadram na obrigatoriedade de optarem pelo regime tributário Lucro Real.
Os custos para abertura de empresa Simples Nacional vão além dos pagamentos de taxas e contratação de um profissional, uma vez que, não basta regularizar o negócio, é preciso ter recursos para investir nas operações iniciais.
Para ter maior controle sobre os gastos financeiros é preciso listar quais despesas deverão ser custeadas e de onde virão os recursos para financiá-las. Veja alguns exemplos:
- Água;
- Energia elétrica;
- Telefone e internet;
- Contratação de mão de obra;
- Despesas com contador;
- Aluguel ou compra de um espaço;
- Aquisição de móveis,
- Tributos.
Despesas extras
Há ainda outras despesas fiscais, tais como o pagamento da DARE – Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais, a fim de custear o registro público da empresa.
Outra despesa que também não pode ficar de fora é o valor do certificado digital, ele é obrigatório para todas as empresas que emitem nota fiscal eletrônica, a fim de comprovar a autenticidade das informações.
O contador escolhido para auxiliar no processo de abertura da empresa, avaliará a possibilidade de existência de outras despesas junto à prefeitura e demais órgãos fiscalizadores, tais como o Corpo de Bombeiros.
Algumas empresas precisam apresentar o AVCB- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Para obtenção deste documento é preciso seguir alguns passos importantes, inclusive a contratação de uma empresa especializada para elaborar um planejamento contra incêndio.
O solicitante deverá seguir algumas exigências, entre elas a realização de treinamento e adequação dos equipamentos de segurança e proteção contra incêndio.
Dessa forma, há o aumento dos custos para abertura de empresa Simples Nacional.
Além das despesas, é preciso definir qual será o valor destinado ao investimento, ou seja, quanto de dinheiro será destinado pagar as contas iniciais e os custos para a empresa funcionar.
Por exemplo, insumos, aluguel ou compra de um espaço físico, equipamentos e mobiliário para o escritório e demais dependências da empresa.
Ter um planejamento financeiro listando todos os gastos, despesas e valores que precisam ser separados a fim de auxiliar no desenvolvimento das atividades nos meses iniciais é essencial para maior controle das finanças.
Neste documento será preciso definir os salários dos funcionários e o pró-labore dos proprietários e sócios.
O pró-labore é uma retirada mensal equivalente a um salário, mas um pouco maior, se comparado ao que é pago aos colaboradores.
Essa definição contribui para que as retiradas mensais não excedam a capacidade do negócio, mantendo maior controle sobre o caixa da empresa.
É importante registrar os valores referentes aos salários e também os encargos sociais, tanto dos salários como do pró-labore.
Custos para abertura de empresa Simples Nacional: qual o valor do registro de marca
O registro de marca é um passo fundamental para trabalhar o marketing do seu negócio. Por meio do registo é possível ter um nome fantasia, facilitando as ações de comunicação e reconhecimento de marca.
No entanto, é preciso iniciar um processo de registro junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Deverá ser feita uma pesquisa para certificar se o nome escolhido poderá ser usado.
É preciso pagar uma taxa para efetuar a consulta e mais um valor para efetuar o registro, caso o nome escolhido esteja liberado, o empreendedor terá que gastar pelo menos R$1.000,00 para efetuar o registro de marca.
Dicas para obter sucesso na hora de abrir uma empresa
1. Faça uma boa pesquisa de mercado para escolher um nicho pouco explorado
A pesquisa de mercado é um poderoso instrumento para quem está pensando em começar um negócio.
Por meio dela é possível conhecer as características dos clientes, incluindo informações sobre o comportamento do consumidor.
Por exemplo, estilo de vida, hábitos de compra, média salarial, níveis de formação, grau de escolaridade, hobbies, entre outras.
Descobrir as dores do seu público-alvo e aplicar suas habilidades para sanar este problema é uma excelente forma de começar um negócio com grande potencial de crescimento.
2. Tenha um planejamento de negócio, tributário, financeiro e de marketing e vendas
O planejamento é essencial para qualquer área da sua empresa. Por isso, é importante contar com o auxílio de profissionais capacitados na elaboração do seu plano de ação
No planejamento de negócio deve constar quais são seus objetivos de negócio e quais ações devem ser colocadas em prática para alcançar os resultados desejados.
Por meio dele, é possível reduzir os riscos do negócio, pois várias análises são feitas antes de definir quais os passos deverão ser dados, contribuindo assim ações mais assertivas.
O planejamento tributário é fundamental para escolher o melhor regime de impostos e evitar pagar mais despesas que o necessário, além de aproveitar com maior eficiência os incentivos fiscais.
Com o planejamento financeiro em mãos, as contas ficarão sob controle, evitando gastos desnecessários e mantendo as despesas em dia, sem extrapolar os limites estabelecidos.
O planejamento de marketing e vendas vai direcionar as ações de comunicação para tornar a sua marca conhecida, atrair atenção dos clientes e ressaltar os diferenciais da sua empresa, levando os consumidores a optarem por ela, no momento de decisão de compra.
3. Veja o que a concorrência está fazendo e faça além
Analise o que os seus concorrentes estão fazendo, avalie quais os pontos positivos e negativos.
Aquilo que eles estão fazendo de bom, precisa ser aprimorado pela sua equipe, contribuindo para a sua empresa obter o destaque desejado.
Os pontos negativos devem servir de referência para criação de ações que podem ser feitas para chamar a atenção do potencial cliente, fazendo com que, deixe a concorrência e venha comprar na sua empresa.
4. Invista na inovação e em recursos tecnológicos para sair na frente
A inovação não é necessariamente o uso de modernos recursos tecnológicos, ela consiste na criação de novas formas de realizar tarefas comuns no dia a dia.
No entanto, a aplicação da tecnologia é essencial para otimizar a rotina da empresa, trazendo facilidade e reduzindo o desgaste físico e mental.
Além disso, o uso de softwares de automação, trazem maior eficiência, economia e redução de custos e de retrabalho.
Faça com que a sua empresa seja líder em inovação e faça dessa iniciativa um processo constante. As empresas que mais se destacam no mercado estão sempre inovando.
A Amazon, está sempre lançando novos serviços. Por exemplo, a Amazon Prime, O Kindle, entre outras novidades que a fazem ser uma das empresas mais ricas do mundo.
Conte com a Gestão Inova Contabilidade no processo de abertura da sua empresa
Estamos há mais de uma década no mercado, por isso, temos conhecimento, experiência e habilidades técnicas para auxiliar na abertura e manutenção da sua empresa para que ela esteja sempre em dia com suas obrigações contábeis.
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