Dicas para evitar que caia na malha fina ao declarar seu IPRF

O Imposto de Renda precisa ser declarado anualmente e durante esse período o grande medo do contribuinte é cair na malha fina.

Essa expressão significa que a sua declaração não foi aprovada pela Receita Federal por algum motivo. Toda a documentação que é enviada passa por um processo rigoroso.

Elaboramos este post para que você conheça as principais dicas para não ter a sua declaração do imposto de renda recusada e evitar problemas com a Receita. Acompanhe.

Cair na malha fina: saiba como evitar

Para evitar transtornos na declaração do imposto de renda e não cair na malha fina é necessário seguir alguns passos.

Em primeiro lugar, é importante que a declaração seja feita com antecedência. Assim, o contribuinte tem a oportunidade de separar toda a documentação com calma.

Dessa maneira, ele diminui o risco de esquecimento ou até mesmo de submeter dados incorretos e tem tempo suficiente para inserir adequadamente todos os comprovantes.

O contribuinte que deixa a declaração para ser realizada na última semana ou até mesmo no último dia possui maior probabilidade de cometer algum equívoco.

Outra dica importante para evitar cair na malha fina é apresentar documentos legítimos, vale lembrar que a apresentação ou fraude de documentos é crime.

Além disso, o contribuinte não pode deixar de declarar o seu plano de saúde e também o de seus dependentes.

Ainda sobre a declaração de gastos com saúde, é indispensável que sejam apresentados todos os comprovantes e neles precisam constar o nome do declarante ou dos dependentes.

É de suma importância que sejam declarados todos os rendimentos tributáveis, pois caso o declarante esqueça de algum a chance de ter a declaração recusada é maior.

Por isso, declare o salário, aluguéis, heranças, e qualquer rendimento que tenha recebido no último ano.

No momento de declarar os gastos com a educação, é importante que o contribuinte saiba que cursos não devem ser declarados.

Somente são considerados pela Receita Federal despesas com a educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Além de gastos com o ensino superior que compreendem a graduação, mestrado, doutorado e especialização.

Conclusão

Para não cair na malha fina é indispensável que as informações sejam declaradas corretamente e para isso é preciso que seja feita com calma e antecedência.

Informe todos os comprovantes de seus dependentes com os gastos de saúde e educação. Vale lembrar que os recibos precisam estar em nome do declarante ou do dependente.

E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.

WhatsApp Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *