A diferença entre remuneração e salário é que, a remuneração corresponde aos ganhos e o funcionário pode ter bonificações, brindes e outros valores a parte e o salário é um valor fixo combinado para ser ganho todos os meses.
Entenda as diferenças para nunca mais errar!
Diferença entre remuneração e salário: entenda o que é remuneração?
Remuneração é uma palavra que constantemente é confundida pelas pessoas, pois, causa a sensação de estarmos falando de salário, quando este significa outra coisa.
Ela se refere aos ganhos extras que o trabalhador acumulou, ou uma recompensa por algum serviço prestado. Entre os mais comuns temos:
- Brinde;
- Incentivos;
- Benefícios;
O que é salário?
Em contrapartida o salário é o valor pago pelo empregador aos seus funcionários por serviços prestados, geralmente sob cláusula contratual ou regime CLT.
Resumidamente, o funcionário contribui com seus conhecimentos ou experiências e é pago por isso.
Quais são os tipos de salário e remuneração que existem?
Quando falamos em leis trabalhistas essa lista pode ser gigantesca, e nunca atribui somente um conceito, veja abaixo a diferença de remuneração e salário:
- Salário base: durante a entrevista de trabalho, é estipulado um valor ao funcionário e este é o total sem os descontos e benefícios.
- Salário mínimo: Este valor é o mínimo por lei que pode ser pago ao contratado, contudo pode haver variação entre os estados.
- Salário Bruto: Fica sempre na parte de baixo do holerite e corresponde ao valor sem a dedução dos impostos.
- Piso Salarial: é referente a uma categoria específica como por exemplo,motorista com curso de MOPP em que é pago o valor pela dificuldade ou responsabilidade exigida ao cargo.
- Salário líquido: corresponde ao valor com todas as deduções de impostos e benefícios, ou seja, é o valor que cai na conta do trabalhador.
- Remuneração funcional: é a forma mais tradicional na hora da contratação, em outras palavras é o plano de carreira que a empresa segue para todo o setor contratado.
- Remuneração variável: funciona como uma recompensa por atingir objetivos ou por colaborar em algum projeto. Esse valor pode ser mais alto ou mais baixo, varia do desempenho do empregado.
- Remuneração por habilidade: Como o nome sugere, quando algum funcionário tem alguma habilidade que o faz ser único que entende do assunto, seu valor a receber também é diferenciado.
Porque existe diferença entre remuneração e salário?
Justamente para organizar os ganhos e deliberar determinadas funções que é de suma importância diferenciar um pagamento do outro.
Já que a remuneração é um valor que pode mudar e o salário não.
Conclusão
A importância de entender a diferença entre remuneração e salário, é que permite à empresa traçar metas e definir vantagens para ambos os lados.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.