A principal diferença entre o plano de contas e balanço patrimonial é que o primeiro estrutura o negócio e dá o direcionamento correto a todas as operações da empresa, enquanto que o balanço patrimonial junta essas informações e apura o resultado.
Este resultado pode ser negativo ou positivo, por isso a importância de entender bem como fazer o processo e atingir os melhores resultados para sua empresa.
Continue a leitura desse artigo para entender um pouco mais sobre esse assunto tão importante.
Como funciona a diferença entre plano de contas e balanço patrimonial?
Cada empresa, independentemente do porte tem que ter o plano de contas, pois é por meio dele que o empreendimento estrutura todas as contas ativas e passivas dando origem a escrituração contábil.
Imagine uma empresa dividida em setores: o administrativo, o fiscal, a expedição e o RH.
Cada um deles desempenha um papel, com o plano de contas e o balanço patrimonial é a mesma coisa.
Ou seja, em um determinado período a empresa recolhe os dados de tudo que gastou, investiu, transferiu ou recebeu.
Eles são reunidos no plano de contas, dando origem ao balanço patrimonial, nele é possível ver a saúde da empresa e se a mesma teve saldo positivo e negativo.
Como é feito?
Para entender como é feito, é necessário saber quais são as contas que compõem a diferença entre o plano de contas e balanço patrimonial, veja abaixo:
- Ativo: corresponde aos bens e direitos da empresa como receitas a receber, imóveis, máquinas e automóveis.
- Passivo: são as obrigações que a empresa precisa cumprir como contas ,salários e impostos a pagar.
- Patrimônio líquido: corresponde à diferença entre o ativo e passivo da empresa, ou melhor dizendo, é a riqueza que a empresa ou acionistas possuem.
Seguindo a ordem hierárquica, é elaborado uma lista que respeita os níveis que vão do maior para o menor, exemplo:
1.Ativo
1.1 Ativo Circulante
1.1.1 Disponível
1.1.1.1 Caixa
Após feito esse processo, essas contas são transferidas para o balanço patrimonial sendo a esquerda o Ativo, direita Passivo e patrimônio líquido na direita abaixo do Passivo.
O total dessas operações visa saber se a empresa teve lucro, fornecer informações caso precise apresentar a terceiros, medir o índice de capacidade da empresa em pagar suas contas em dia, entre outros.
Conclusão
É bastante comum acontecer erros por não saber a diferença entre plano de contas e balanço patrimonial.
Para evitar o retrabalho os erros podem ser sanados desde que cada conta seja separada em sua ordem correta.
Em outras palavras, os profissionais devem saber distinguir muito bem o que são despesas, o que é investimento, custos e tudo que precisa ser registrado e como fazê-lo.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.