A escrituração contábil simplificada é obrigatoriedade de todas as empresas, sejam elas jurídicas, micro ou pequenas. Além disso, todos os profissionais contábeis também são obrigados.
Nesse sentido, a contabilidade simplificada, tem como objetivo auxiliar os médios e pequenos empresários no gerenciamento e controle de custos, através da escrituração contábil simplificada.
Se você tem interesse em saber mais sobre a escrituração contábil e como funciona, continue lendo este artigo e saiba mais!
O que é escrituração contábil simplificada?
A escrituração contábil é uma forma de controlar o patrimônio de acordo com o registro cronológico de todos os fatos contábeis ocorridos em uma empresa ou organização.
Dessa forma, a escrituração contábil tem como objetivo facilitar o controle do patrimônio de uma empresa, ou seja, auxilia no gerenciamento.
Nesse sentido, a escrituração contábil simplificada, tem como objetivo fazer com que médios e pequenos empresários mantenham uma escrituração contábil, com objetivo de auxiliar no gerenciamento de suas empresas.
Então, a escrituração contábil simplificada, deve seguir os parâmetros a seguir: as contas do ativo devem ser separadas de ordem decrescente do grau de liquidez. Ou seja, os mais líquidos, vem primeiro.
Já as contas do passivo devem ser separadas conforme o prazo.
Portanto, o plano de contas deve ser nessa ordem citada.
Plano de contas simplificado
O plano de contas deve ser realizado por todas as empresas, mesmo que seja simplificado.
Nesse sentido, deve elaborar considerando a natureza das operações realizadas e as especificidades.
Além disso, deve ter todas as necessidades de controle de informação referente, gerenciamento e aspectos fiscais, sendo no mínimo em quatro níveis:
Nível 1:
O nível 1 é ativo, passivo, receitas, patrimônio líquido, custos e despesas.
Nível 2:
O nível 2 se divide em:
Ativo: que é realizado com o prazo maior e permanente, além de circulante.
Passivo e patrimônio líquido: passivo exigível a prazos maiores, circulante e o capital..
As receitas podem ser várias, entre elas: deduções da receita bruta, receita bruta, outras receitas operacionais e receitas não operacionais.
Os custos e despesas operacionais e não operacionais.
Nível 3:
São as contas que evidenciam o agrupamento que se refere, por exemplo:
Nível 1: ativo
Nível 2: circulante ativo
O Nível 3: bancos conta movimento
Nível 4:
O nível conta se refere a sub-contas que demonstram a categoria do registro que está sendo contabilizado, por exemplo:
Nível 1: ativo
O Nível 2: circulante ativo
Nível 3: os bancos que se referem a movimentação de conta
Nível 4: banco X
Conclusão
Nesse sentido, a contabilidade é muito importante para auxiliar no financeiro de uma empresa.
Além disso, a escrituração contábil simplificada traz muitos benefícios tanto para o micro e pequeno empreendedor, registrando as obrigações e direitos.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.