De modo geral, as etapas do planejamento estratégico podem ser entendidas como uma série de medidas gerenciais para elaborar as estratégias de uma empresa.
Sendo assim, para que o planejamento estratégico seja feito corretamente, quatro etapas precisam ser obrigatoriamente cumpridas.
Vale dizer que dependendo da literatura que for lida existem variações nos nomes das etapas, porém a metodologia é a mesma, ainda que os nomes sejam diferentes.
Elaboramos este post para que você conheça as quatro principais etapas do planejamento estratégico, assim como a metodologia de cada uma delas. Acompanhe.
Etapas do planejamento estratégico: saiba os detalhes
Como dito anteriormente, existem quatro etapas do planejamento estratégico e seus respectivos nomes são:
- Avaliação de ambiente;
- Elaboração da estratégia;
- Desenvolvimento do plano de execução;
- Envolvimento das pessoas.
É importante dizer que cada uma dessas etapas precisam obrigatoriamente ser seguidas, pois não cumprimento de uma pode causar prejuízos à outra.
Avaliação de ambiente
A avaliação de ambiente é o momento que as informações são coletadas para que seja construída uma visão geral sobre a situação em que a empresa se encontra.
Dessa maneira, o objetivo é criar umavisão compartilhada da empresaentre todas as pessoas. As informações recolhidas podem estar relacionadas a aspectos externos e internos.
Com relação à análise externa, são verificados os fatores externos que afetam a empresa eles podem ser, por exemplo, fatores políticos, culturais, entre outros.
Já na análise dos fatores internos a empresa avaliará dentro da própria organização a fim de identificar pontos fortes e fracos, recursos disponíveis e os riscos envolvidos.
Elaboração da Estratégia
Como uma das etapas do planejamento estratégico temos a elaboração de estratégia que também é indispensável.
Sendo assim, após compreender sobre todos os fatores ambientais internos e externos que permeiam a empresa esse é o momento que de fato a estratégia será pensada.
Nessa etapa são pensados os objetivos estratégicos que são aqueles que de fato traduzem a visão que a empresa possui. Além disso, são desenvolvidas as metas.
Desenvolvimento do Plano de Execução
O desenvolvimento do plano de execução é a consequência das duas etapas anteriores, por isso cada etapa precisa ser seguida corretamente.
No plano de execução é realizado o detalhamento da estratégia que permite monitorar o caminho que se deve percorrer até alcançar os objetivos futuros.
Envolvimento das Pessoas
A última etapa compreende o envolvimento das pessoas. Esse é o momento de garantir que elas entendam, se interessem e estejam comprometidas com a estratégia do negócio.
Embora seja uma tarefa difícil gerar engajamento, é necessário esforço coletivo para que tudo aconteça.
Conclusão
Existem quatro etapas do planejamento estratégico e cada uma delas precisa ser seguida fielmente já que uma etapa depende da outra.
Sendo assim, a primeira delas é a avaliação de ambiente, a elaboração da estratégia, o desenvolvimento do plano de execução e o envolvimento das pessoas.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.