Agora em 2024 está previsto para o mês de março a implementação da nova plataforma do FGTS Digital. Essa é uma novidade aguardada por muitas empresas que buscam uma maior facilidade para as suas obrigações do CNPJ.
Nas empresas do Grupo 1 (empresas com faturamento acima de 78 milhões) as fases de testes começaram desde o ano passado e a partir de setembro os demais grupos iniciaram os testes. Mas o que muda com essa atualização? Quais as vantagens que ele oferece para a sua empresa?
Para explicar essas e outras dúvidas, preparamos um conteúdo especial. Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura a seguir!
Mudanças com o FGTS Digital
Uma das principais mudanças que deve ser de conhecimento para os empreendedores é a data que agora passa a ser no 20º do mês seguinte ao da competência para fatos geradores ocorridos a partir da data de início do FGTS Digital.
No entanto, para os fatos geradores que antecedem a implementação do modelo digital, as obrigações devem permanecer da mesma forma com que eram exercidas. Assim, não há mudança de datas.
Outro ponto importante é que o Pix foi adotado como um sistema de pagamento para recolhimento dos valores. Mas, para maior segurança, é por meio do QR Code Pix já presente no boleto.
Por isso, é aconselhável que as empresas mantenham os seus sistemas e contas bancárias utilizadas para adotar o novo modelo de recolhimento. Além disso, o limite do Pix vale também para enviar os valores do FGTS.
Saiba mais sobre o sistema do FGTS Digital
Em linhas gerais, essa é uma plataforma idealizada pelo Governo Federal para contrariar diversas funcionalidades que facilitam o recolhimento do FGTS. Além disso, quanto a essa modalidade o sistema substitui o SEFIP e está associado ao eSocial.
Principais vantagens do FGTS Digital
Claro, essa é uma atualização feita para trazer inovação não somente para as empresas para com suas obrigações como também para os trabalhadores. Por isso, separamos a seguir quais as principais vantagens do FGTS Digital.
São elas:
- Apuração;
- Lançamento;
- A cobrança de recursos do FGTS;
- Arrecadação via Pix;
- Prestação de informações aos trabalhadores e empregadores;
- A apuração.
Conclusão
É notório que o sistema tem como principal objetivo simplificar todo o sistema que atualmente ainda é burocrático.
Mas, com a implementação do modelo digital, muitas vantagens devem chegar a ambas as partes da empresa.
Se precisar de ajuda, conte com a Inova Gestão Contabilidade.