Conhecer sobre algumas ferramentas que são indicadores de rentabilidade de um negócio é essencial para estar por dentro das condições financeiras da sua empresa.
Por isso, é indispensável saber mais sobre esses indicadores e ainda conhecer a diferença entre margem bruta e margem líquida.
Elaboramos este post para que você conheça a diferença entre margem bruta e margem líquida. Dessa maneira, será possível evitar erros que possam ser cometidos pelo desconhecimento dos conceitos.
O que é margem bruta e margem líquida?
Antes de começarmos a falar sobre a diferença entre margem bruta e margem líquida, é necessário conhecermos, separadamente, sobre o que trata cada um deles individualmente.
Sendo assim, em relação à margem bruta, esta nada mais é que uma ferramenta medidora da rentabilidade das vendas.
Dessa maneira, a margem bruta é o resultado das vendas menos os custos dos produtos vendidos ou serviços prestados.
Ou seja, por meio dela é possível saber o valor que a empresa está ganhando com a venda de determinado produto ou prestação de serviço.
Além disso, a margem bruta é um dos principais pontos a serem considerados no momento de definir o preço de venda para os produtos que serão comercializados.
Por outro lado, diferentemente da margem bruta que indica a rentabilidade das vendas, temos a margem líquida, esta representa uma relação entre o lucro líquido e as receitas geradas.
Sendo assim, a margem líquida representa o ganho real obtido pela empresa. Dessa forma, esse indicativo expõe se a empresa está tendo lucro e ainda qual o percentual deste.
Diferença entre margem bruta e margem líquida
Como vimos anteriormente, existe diferença entre margem bruta e margem líquida. Para que fique claro, acompanhe os detalhes a seguir.
A diferença entre elas se dá principalmente em relação aos dados analisados, que são distintos.
Ou seja, após analisar individualmente esses medidores podemos observar que a margem bruta trabalha com os dados referentes ao retorno obtido pelas vendas.
Em contrapartida, a margem líquida, trás o valor final, que é aquele que sobra para os sócios da empresa depois dos produtos vendidos ou serviços prestados.
Vale dizer que no valor obtido de margem líquida já estão deduzidas todas as despesas, inclusive as de recolhimento de impostos.
Em suma, a principal diferença entre margem bruta e margem líquida é que a margem líquida apresenta uma visão geral de lucro obtida pela empresa.
Já a margem bruta indica a rentabilidade dos produtos ou serviços prestados, e não um panorama geral do negócio.
Conhecer sobre a diferença entre margem bruta e margem líquida ajuda na tomada de decisões e favorece o crescimento do negócio.
Conclusão
Saber a diferença entre margem bruta e margem líquida é essencial para não cometer erros que possam ser prejudiciais para a saúde financeira do seu negócio.
Sendo assim, é preciso que você saiba que a principal diferença entre margem bruta e margem líquida se dá ao fato de uma representar o lucro obtido pela venda de produtos ou serviços.
Enquanto a outra traz um panorama geral da lucratividade obtida pelo negócio após a dedução de todas as despesas.
Sendo assim, a margem bruta é o resultado das vendas menos os custos dos produtos vendidos ou serviços prestados.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.