Conhecer sobre a margem de contribuição, bem como o ponto de equilíbrio de uma empresa é fundamental para que um empreendimento tenha sucesso.
Pois, eles ajudam o gestor a ter noção sobre o valor que precisa obter de faturamento para que o seu negócio permaneça sustentável.
Ou seja, por meio desses pontos é possível calcular o ponto mínimo que a empresa precisa receber para pagar os custos e ainda obter lucro.
Elaboramos este post para que você entenda sobre a margem de contribuição e a sua importância e ainda como calcular um ponto de equilíbrio. Acompanhe.
Margem de contribuição e ponto de equilíbrio: qual a relação entre eles?
Como vimos, esses dois pontos são muito importantes para que uma empresa tenha sucesso, eles se complementam e auxiliam a empresa a manter uma boa saúde financeira.
A margem de contribuição funciona como um indicador que informa se a receita de uma empresa é suficiente para cobrir os custos e as despesas fixase, ainda, lucrar.
O ponto de equilíbrio age de maneira parecida a margem de contribuição, porém existe uma diferença substancial e determinante.
Sendo assim, se na margem é necessário saber se a receita é necessária para cobrir os custos e também lucrar, o ponto de equilíbrio funciona de maneira distinta.
Nele não há interesse no lucro, pois nesse caso, ele é o ponto em que as receitas obtidas são iguais ao custo. No ponto de equilíbrio não há lucro e nem perdas.
Esses conceitos observados de maneira conjunta são ótimos aliados para a tomada de decisão estratégica, por exemplo, saber em qual produto investir.
Como calcular o ponto de equilíbrio?
Como vimos, o ponto de equilíbrio é um indicativo muito importante para que uma empresa não tenha prejuízos.
Um exemplo prático que podemos dar para deixar ainda mais claro este conceito é o seguinte:
Se as despesas do seu empreendimento somam R$ 2.000 por mês e a sua empresa conseguiu de receita R$ 2.000, esse é o ponto de equilíbrio.
Pois nesse mês a empresa não teve prejuízo, porém, também não conseguiu lucro algum.
E para fazer o cálculo do ponto de equilíbrio de uma empresa é necessário realizar a subtração dos gastos fixos pelos gastos não desembolsáveis.
E, por fim, fazer a divisão utilizando a margem de contribuição.
Conclusão
Tanto a margem de contribuição quanto o ponto de equilíbrio são ferramentas fundamentais de controle financeiro de um negócio.
Por meio da margem é possível saber o valor exato que a empresa precisa receber de receita para cobrir as despesas e ainda continuar lucrando.
Por outro lado, o ponto de equilíbrio diz respeito em que a receita obtida se iguala aos custos e a empresa não tem prejuízo e nem lucro.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.