Para manter uma empresa organizada a classificação de estoques é muito importante. Pois, será mais fácil tomar as melhores providências em relação ao gerenciamento dos produtos.
Com a classificação de estoques o seu negócio poderá crescer ainda mais e será mais fácil de gerenciar as finanças.
Então, a seguir entenda como os estoques podem ser classificados, saiba mais!
O que são estoques?
Os estoques são materiais armazenados por algum tempo, para uso futuro, podendo ser mercadorias, produtos acabados ou inacabados e matérias-primas, por exemplo. Logo, eles são utilizados para regular o ritmo entre os fluxos de material de uma loja.
Para manter um estoque organizado é de suma importância realizar a classificação de estoques. Assim, você gerencia com mais facilidade o fluxo de mercadorias de sua empresa.
O que é classificação de estoques?
A classificação de estoques é como você organiza e rastreia o depósito de sua loja conforme ele é fabricado, comprado, armazenado e usado.
Nesse processo de gerenciamento de estoque, é possível controlar todo o fluxo das mercadorias, desde a compra do produto até a venda.
Assim, você sabe a quantidade de produtos que possui, a necessidade de adquirir outros e também consegue encontrar as suas mercadorias na hora e no lugar certo.
Como realizar a classificação de estoques?
É importante classificar o seu estoque para ficar fácil encontrar os produtos. Além de garantir que a sua empresa consiga se destacar ainda mais no mercado.
Nesse sentido, você pode realizar a classificação de estoques das seguintes maneiras:
1. Matéria-prima
Organize o seu estoque através da matéria-prima para a produção do seu produto de venda.
Por exemplo, se você vende flores artificiais, o algodão é a matéria-prima para realizar a confecção. Então, ele deve ser estocado com organização, para ser mais fácil encontrá-lo para o uso.
2. Bens para varejos
Os bens para varejo são todos aqueles produtos prontos para a venda. Ou seja, se encaixam todos aqueles que já estiver sido finalizado na produção.
3. Consumo interno da organização
O estoque de consumo interno da organização pode ser canetas, papel, marcadores e luvas para manusear embalagens, por exemplo.
4. Estoque de segurança
É a quantidade mínima de produtos que deve ter para atender a demanda regular.
Assim você evita que faltem produtos e que haja atraso nos pedidos.
Conclusão
A partir deste artigo ficou claro como se distingue a separação do estoque e as classificações. Essas são classificações fundamentais para um bom gerenciamento e controle de mercadoria.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.