O planejamento tributário preventivo consegue otimizar 100% da gestão fiscal empresarial.
Mas, para que ele seja realizado é preciso aproveitar as oportunidades, acompanhar de perto a situação financeira da empresa e conhecer os impostos e tributos a serem pagos, assim como as movimentações do mercado econômico.
Para muitos empreendedores essas são atividades complexas, que exigem muito conhecimento em algo que não é o seu nicho principal.
Por isso, em casos como esses, a melhor opção é contar com uma contabilidade especializada.
A seguir, preparamos um conteúdo importante para esclarecer as suas principais dúvidas sobre planejamento tributário preventivo.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a sua leitura!
Entenda para que serve o planejamento tributário preventivo
O planejamento tributário preventivo ajuda não somente a reduzir toda a carga tributária da empresa como também a antecipar problemas fiscais futuros e agir com antecedência e eficiência.
E como isso é possível? Simples, a partir do momento em que uma empresa opta por um planejamento como esse, os responsáveis analisam os registros, identificam inconsistências e corrigem antes mesmo que se tornem problemas maiores.
Além disso, como sabemos, o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos que passa por mudanças constantes.
No entanto, o planejamento tributário preventivo permite que as empresas estejam prontas para qualquer mudança futura.
Empresas que necessitam de planejamento tributário preventivo
Não existem empresas específicas, o planejamento tributário preventivo pode trazer diversas vantagens para negócios dos mais variados nichos e portes. Porém, há empresas que não devem renunciar a um serviço como esse.
Estamos falando daquelas que possuem uma grande dificuldade em lidar com suas obrigações tributárias, devido a uma maior complexidade do regime escolhido.
Indicamos também para as que realizam um alto volume de transações e enfrentam carga tributária elevada, ao terem maiores oportunidades de otimizações fiscais.
Alguns setores ainda mais específicos podem garantir excelentes benefícios com esse serviço. Por exemplo, empresas que atuam no comércio exterior, no setor industrial, com tecnologia ou serviços financeiros.
Como otimizar a gestão fiscal empresarial?
A partir de um planejamento tributário preventivo. Mais, para isso é preciso uma análise minuciosa da atual situação da empresa no setor fiscal.
Para facilitar ainda mais a sua compreensão, separamos as boas práticas que auxiliam na eficiência do planejamento preventivo.
No entanto, se possível, não desconsidere a importância de um profissional no acompanhamento da sua empresa.
Estude a legislação tributária
A sua empresa deve atender as demandas da legislação tributária escolhida. Além disso, essa não é uma missão nada fácil sem conhecimento dela.
Por isso, entenda o seu regime, os benefícios oferecidos, as alíquotas e todas as obrigações tributárias incluídas.
Identifique as oportunidades para economizar nos impostos
Existem possibilidades que podem fazer com que a sua empresa economize nos impostos a serem pagos legalmente.
Uma das principais formas é usufruir de incentivos fiscais e uma escolha da melhor opção de regime tributário.
Mas, existem outras estratégias que podem atender diferentes necessidades. O importante é estar por dentro de como usufruir de cada uma delas e reduzir os impostos a serem pagos.
Fique atento às mudanças na legislação
As mudanças na legislação tributárias são recorrentes e por isso é importante manter a sua gestão atualizada para evitar problemas com a Receita Federal.
Além disso, estude os decretos e normas que podem impactar a sua empresa em casos de mudanças.
Estude a situação fiscal da empresa atualmente
Verifique se todas as suas obrigações fiscais estão sendo pagas em dias para evitar juros por atrasos.
Confira todos os gastos e analise detalhadamente tudo que se refere a situação atual fiscal da empresa para identificar erros que precisam ser corrigidos.
Diferença do planejamento tributário e planejamento tributário preventivo
Os dois tipos de planejamentos podem ser usados em conjunto, pois são serviços que buscam alcançar a redução da carga tributária legalmente.
Mas, ainda, sim, é possível diferenciar os dois tipos de planejamento para facilitar a sua escolha conforme as necessidades da sua empresa.
O planejamento tributário é um serviço que pode ser realizado em qualquer fase da empresa e momento. Além disso, é uma atividade que deve fazer parte do dia a dia empresarial dos gestores.
O objetivo principal, dela, é mapear erros fiscais e garantir a plena conformidade do negócio com suas obrigações.
Por outro lado, o preventivo é uma abordagem que tem em vista atender as demandas de identificação de problemas com antecedência. Ou seja, antes mesmo que eles possam trazer consequências para a empresa.
Para isso, reúne uma série de análises minuciosas para evitar todo e qualquer tipo de problema com os órgãos fiscalizadores.
Encontrar falhas, erros contábeis e inconsistência é uma das principais atividades do planejamento preventivo.
Conclusão
Como destacamos anteriormente, o planejamento tributário preventivo planeja mapear erros com antecedência.
Por isso, é de grande importância para empresas que desejam anular toda e qualquer falha. Para contratar um serviço como esse, procure uma contabilidade consultiva de sua confiança!