Plano de Contas: Quem é o responsável e o que não pode faltar

O plano de contas é um relatório que padroniza e organiza todas as contas da empresa e deve ser feito pelos profissionais da contabilidade e controladoria.

Ou seja, profissionais de outras áreas como a administrativa, por exemplo, não estão aptos a desenvolver tal atividade.

Confira abaixo o que é um plano de contas e por que toda empresa deve fazer.

Plano de contas: qual a estrutura correta? 

Cada empresa possui uma particularidade e pode fazer o seu plano de contas personalizado, sendo os relatórios mais simples até os mais elaborados dentro de uma mesma companhia.

Contudo, há uma regra básica que independente da empresa ou do seu regime de tributação, precisa ser rigorosamente seguido. 

Além disso, o plano de contas deve ser feito a partir das estruturas do ativo, passivo, receitas e despesas. 

Por que a empresa é obrigada a fazer?

Quando pensamos em uma empresa, é impossível imaginar um ambiente totalmente bagunçado com objetos espalhados por todo o caminho, certo? 

Pois bem, o plano de contas tem exatamente essa função: a de organizar o que entra e sai da empresa.

Dentro dele, englobam algumas informações que são cruciais para determinar qual rota a empresa está tomando. Entre os mais comuns temos:

  • DRE(demonstração do resultado do exercício): é através deste relatório que é possível saber se a empresa teve lucro ou prejuízo.
  • Balanço patrimonial: visa entender como está a saúde da empresa, tudo o que possui e se a mesma consegue honrar seus compromissos de pagar em dia.
  • DFC (demonstração do fluxo de caixa): são as entradas e saídas de dinheiro e transações bancárias que houve por determinado período. Junto ao balanço patrimonial, este poderoso relatório consegue apurar onde a empresa está pecando ou onde poderia estar investindo.

Qual o objetivo de fazer um Plano de Contas?

O principal objetivo quando falamos em plano de contas é justamente manter o padrão de organização de todas as contas da empresa. 

Conseguir visualizar com máxima rapidez quais foram os resultados, elaborar o balanço patrimonial e até definir um objetivo a longo prazo da companhia.

Conclusão

Diante  de tudo o que foi escrito, é visível o quanto ter uma boa gestão pode impactar diretamente nos resultados da empresa.

Elaborar um plano de contas torna-se uma necessidade para que o empreendimento tenha nítida visão dos próximos passos que poderá dar sem ter menores problemas ou dúvidas com isso. 

E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.

WhatsApp Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat