Ponto de equilíbrio financeiro: veja o que é e como calcular?

Para que uma empresa seja próspera é fundamental encontrar o ponto de equilíbrio financeiro. Isso vale para negócios de todas as áreas de atuação do mercado.

Conhecer sobre a importância do ponto de equilíbrio financeiro bem como a forma de calculá-lo, fará com que a gestão do seu negócio seja mais eficiente.

Elaboramos este post para que você entenda sobre o que é ponto de equilíbrio financeiro e como calcular da maneira correta.

Break Even Point ou ponto de equilíbrio financeiro: o que é?

O Break Even Point, também conhecido como ponto de equilíbrio financeiro, é uma ferramenta utilizada como um indicador que mensura o limite entre lucro e prejuízo.

Sendo assim, o ponto de equilíbrio é o lugar em que as receitas totais e as despesas de um negócio se igualam em um mesmo período.

Em suma, quando ele não é encontrado, a empresa tende para o prejuízo. Ou seja, o faturamento foi inferior ao previsto no período analisado.

Por outro lado, quando o ponto de equilíbrio financeiro apresenta um cálculo favorável ao lucro, representa que o negócio obteve resultado positivo dentro daquele período.

Dessa forma, pode-se pensar em investimentos para melhoria dos negócios.

Ponto de equilíbrio financeiro: como fazer o cálculo?

Como vimos, o ponto de equilíbrio financeiro, que também pode ser chamado de Break Even Point, é uma ferramenta essencial para saber se a empresa está lucrando.

Sendo assim, existe uma fórmula que é utilizada para obter esses resultados. Por meio dela será possível saber a quantidade de vendas necessárias para a empresa lucrar.

Muitos empreendedores encontram dificuldade no momento do cálculo do ponto de equilíbrio financeiro, porém essa não é uma tarefa tão complicada.

Para calcular o Break Even Point, será preciso subtrair os gastos fixos do negócio pelos gastos não desembolsáveis e fazer a divisão utilizando a margem de contribuição.

Para calcular corretamente o ponto de equilíbrio financeiro do seu negócio será preciso aplicar a seguinte equação:

PEF = (Gastos Fixos – Gastos não Desembolsáveis) / Margem de Contribuição.

Conclusão

Entender sobre o ponto de equilíbrio financeiro é indispensável para que uma empresa esteja sempre em dia com a sua saúde financeira.

Por isso, saber realizar o cálculo de maneira correta é fundamental para saber se o negócio está lucrando ou tendo prejuízo.

Sendo assim, com o resultado obtido pela fórmula a empresa saberá o quanto precisará vender para que exista o lucro.

E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.

WhatsApp Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat