Declarar o imposto de renda é uma tarefa que precisa ser cumprida por todos aqueles indivíduos que se enquadrem em alguma das regras da Receita Federal.
Sendo assim, para não correr nenhum risco de cair na malha fina é necessário conhecer os principais erros na declaração de imposto de renda.
Por isso, elaboramos este post, para que você conheça quais são eles e como evitá-los. Acompanhe.
Principais erros na declaração de imposto de renda: quais são?
Se você é contribuinte e vai declarar os seus rendimentos é importante estar informado e alerta aos principais erros na declaração de imposto de renda.
Nesse caso, uma das falhas mais graves é a omissão de alguma fonte de renda ou até mesmo informar despesas que não ocorreram.
É importante dizer que caso o contribuinte faça alguma dessas ações poderá cair na malha fina o que incidirá em uma multa que deverá ser paga.
Porém, existem aqueles casos em que o cidadão foi desatento no momento de preencher os dados, e isso também poderá trazer prejuízos.
Sendo assim, um dos principais erros na declaração de imposto de renda é a digitação equivocada dos números.
Saiba que um número a mais ou a menos poderá fazer muita diferença no resultado final do seu imposto, por isso, esteja atento e revise o que foi informado.
Omitir a renda de dependentes também é um dos principais erros na declaração de imposto de renda, pois em muitos casos os contribuintes informam os dependentes para aumentar os descontos.
Porém, uma grande parcela acaba omitindo ou até mesmo esquecendo de informar os rendimentos dos mesmos e esses valores alteram na restituição.
É importante dizer que informar gastos dedutíveis de maneira equivocada também é um dos principais erros na declaração de imposto de renda.
Nesse caso, é comum os contribuintes informarem despesas que não se enquadram em despesas dedutíveis. Por isso, é importante conhecer quais são os gastos considerados dedutíveis.
Outro equívoco comum que também pode ser visto como um dos principais erros na declaração de imposto de renda é o de não informar a fonte pagadora.
Podemos citar como exemplo o contribuinte que pediu demissão ou tenha sido demitido no ano anterior ao da declaração se esqueceu de pedir à empresa os informes de rendimentos.
O risco de esquecimento é maior nos casos em que a pessoa mudou de emprego várias vezes durante o ano.
Assim, o contribuinte acaba declarando apenas os rendimentos do emprego em que está atualmente, o que se configura um erro.
Conclusão
É importante que os contribuintes conheçam sobre os principais erros na declaração de imposto de renda.
Pois essa é a única maneira de saber como evitá-los e não serem surpreendidos com a devolução da sua declaração.
Por isso, é preciso estar atento aos erros de digitação, declaração dos rendimentos dos dependentes, entre outros.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.