A diferença entre o capital social e o capital de giro corresponde ao período em que esses recursos estão disponíveis.
Enquanto o capital social visa manter investimentos a longo prazo para manter os negócios, o capital de giro é uma forma de obter e honrar compromissos de curto prazo.
Veja neste artigo as principais diferenças entre capital social e capital de giro.
O que é capital social?
Capital social é o valor de terceiros, ou seja, os valores de investimento que sócios e acionistas fazem para manter a empresa em funcionamento.
Antes mesmo de ter um capital social, o gestor e seus investidores se reúnem para definir qual será o valor.
Feito isso, o próximo passo é formalizar essas informações através de contrato autenticado feito em um cartório.
O capital social é meio de ter um provisionamento a longo prazo, especialmente em casos de emergência ou mesmo imprevistos.
O que é capital de giro?
Já o capital de giro é a capacidade de rentabilidade de uma empresa. Isto é, a mesma conseguir honrar os seus compromissos sem ter que esperar por recebimentos.
Na prática, o capital de giro é um valor disponível em conta suficiente para manter a empresa operando em todas as suas funções sem precisar contar com dinheiro de recebimento de clientes para isso.
Em outras palavras, é um montante disponível somente para a empresa de fato girar em funcionamento. Ele garante provisionamento a longo prazo.
Qual a diferença entre capital social e capital de giro?
Apesar de ambos serem parecidos, suas funções são diferentes dentro de uma corporação. O capital social corresponde a um valor de investimento a longo prazo.
O mesmo pode ser utilizado em casos de emergência que a empresa precise do recurso para pagar algum compromisso.
Já o capital de giro corresponde ao valor de giro para o funcionamento da empresa, isto é, o valor necessário apenas para pagar seus compromissos diários.
Este valor não deve ser confundido com provisionamento futuros, visto que o valor é para manter o funcionamento apenas.
Conclusão
Toda e qualquer empresa que preze pelo funcionamento correto e bons resultados necessita ter o capital social e o capital de giro.
São essas importantes ferramentas de gestão que permitem que um negócio opere com suas atividades e ainda se proteja de imprevisibilidades futuras.
O contador é o profissional adequado que consegue mensurar com precisão as medidas e estratégias para ter um bom capital social e capital de giro em uma empresa.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contador em Osasco clicando no botão abaixo.