O valor para abrir MEI é gratuito, ou seja, o contribuinte não paga nenhum valor para iniciar suas atividades empresariais.
Entretanto, este bônus é somente para abrir o CNPJ, há outros valores a serem pagos obrigatoriamente no mês independente se houve ou não atividade na empresa.
Confira neste artigo como funciona o MEI e quais as vantagens que podem ser adquiridas neste regime.
Prossiga com a leitura até o fim.
O que é MEI?
Micro Empreendedor Individual é a sigla do MEI, ou seja, é um profissional que atua de forma autônoma.
A partir do momento em que um indivíduo se cadastrar como MEI, passa a ter um CNPJ para emissão de notas fiscais.
Além disso, o MEI passa a ter obrigações de uma Pessoa Jurídica, ou seja, está sujeito a pagamento de impostos para manter esse registro é poder trabalhar legalmente.
Qual é o valor para abrir o MEI?
Ao contrário do que costuma ser especulado, não há valor para abrir o MEI, isto é, o mesmo pode ser adquirido gratuitamente.
Entretanto, é necessário afirmar que somente a abertura é gratuita, sendo assim, o contribuinte terá as despesas mensais com o Simples Nacional da categoria.
Na prática, funciona da seguinte forma: o governo disponibiliza uma série de categorias como prestação de serviços e comércio, por exemplo.
Assim que o indivíduo escolhe a categoria, precisará pagar valores que são taxados entre R$71,00 para a categoria de prestador de serviços.
Este valor deve ser pago todos os meses, independente se houve ou não transação e faturamento da empresa.
Quais as vantagens de ser MEI?
Além de garantir a formalização de trabalho de milhões de brasileiros, ser MEI possui diversas outras vantagens, confira:
- Tem direito a licença maternidade;
- Tem direito a auxílio-doença ou afastamento;
- Menor tributação para exercer atividade;
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Facilidade em conseguir empréstimos ou financiamentos;
- Taxas reduzidas em banco e outras credoras;
Conclusão
Como pudemos concluir, ser MEI pode ser feito de forma totalmente gratuita e facilitada e ainda ter todos os benefícios e direitos legais providenciados.
Para ter acesso e se tornar um, basta acessar o site do governo e preencher as informações do formulário e aguardar o retorno.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contador em Osasco clicando no botão abaixo.