O limite de venda de ações para não pagar Imposto de Renda é acima de R$20.000,00 reais mensais e com existência de lucro.
Além disso, a alíquota para pagamento do imposto varia conforme o tipo de ação, com porcentagem que variam entre 10% a 15%, sempre sobre os lucros.
Transações abaixo de vinte e mil reais e sem a atividade de day trade estão isentos do pagamento de imposto de renda.
Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Prossiga com a leitura.
Limite de venda de ações para não pagar Imposto de Renda: como declarar
Na hora de pagar imposto de renda, quem opera na bolsa de valores precisa ficar atento ao tipo de ação negociada para saber qual será a alíquota.
Para as ações ordinárias, o trade deverá cumprir com a alíquota de 15% sobre o ganho obtido nas operações.
Enquanto, para as ações diferenciais deverá contribuir com 10% também sobre o ganho de capital.
Mas, é importante lembrar que essas porcentagens são válidas para pagamento de imposto de renda, apenas forem feitas negociações acima de 20 mil reais mensais e com lucratividade.
Caso as somas das vendas das ações tenham o valor total abaixo disso, não será preciso declarar no IR.
Para fazer a declaração é preciso acessar o site oficial da Receita Federal e baixar o programa desenvolvido especialmente para esse fim.
Escolha a aba “Operações Comuns” e em seguida preencha os meses cujas operações ultrapassaram o valor limite.
A seguir selecione a opção Mercado à vista — ações. Você deverá escolher o tipo de operação e informar os devidos valores.
É preciso ficar sempre atento ao valor de venda mensal, pois ao ultrapassar os limites dos 20 mil reais e obter qualquer lucratividade, mesmo que seja pequena, será preciso pagar imposto de renda.
Conclusão
Os investidores que operam na bolsa de valores devem ficar atentos aos limites de negociação para fins de declaração de imposto de renda.
Os limites mensais não podem ultrapassar 20 mil reais, caso você não queira pagar imposto de renda.
No entanto, caso esse valor seja ultrapassado e se obtenha lucros, será preciso pagar a alíquota entre 10% e 15%, considerando o tipo de ação.
Estar atentos a esses detalhes é fundamental para que você cumpra com suas obrigações tributárias e consequentemente, evitar o pagamento de multas e até mesmo ser alvo de fiscalização da Receita Federal.
Se precisar de esclarecimentos sobre a sua Declaração do Imposto de Renda, entre em contato com a nossa contabilidade.