Ter o nome negativado é um grande medo de muitas pessoas e principalmente de empreendedores. Por isso, uma das principais dúvidas é se o CNPJ suja o CPF quando fica inadimplente.
Muitos buscam empreender como uma forma de aumentar a sua renda e por uma mudança de mercado as dúvidas podem aumentar rapidamente quando não estamos esperando. Por isso, saiba hoje como acontece essa relação de CNPJ e CPF inadimplentes.
Boa Leitura!
Um CNPJ pode ser negativado?
Sim, o seu CNPJ pode ser negativado por vários motivos como inadimplências com multas, impostos e muito mais. Quando isso acontece, além da negativação também existem as cobranças e a sua empresa fica impedida de conseguir linhas de créditos e outros benefícios.
O principal motivo para evitar a inadimplência do seu CNPJ é que a sua empresa pode ir parar no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal). E é claro, ao relacionamento com o cliente que pode ser facilmente prejudicado quando há esse tipo de restrição.
Inadimplência no CNPJ suja o CPF?
Agora que já explicamos sobre as consequências do CNPJ sujo falaremos se ele pode afetar também o CPF do representante da empresa. Sem mais delongas e resumidamente a resposta é não. Inclusive, isso é uma disposição legal.
Suponhamos que você tem uma empresa e que ela está inscrita no CADIN devido ao excesso de dívidas. Porém, mesmo sendo você o proprietário, seu CPF está com as contas em dia e tudo está sendo pago direitinho, suas dívidas não vão sujar seu cadastro de pessoa física.
Já explicamos se o CNPJ suja o CPF, mas será que a relação é a mesmo quando o CPF está sujo, será se ele pode atingir o CNPJ? Se a sua dúvida também é essa, a resposta é não. Que fique claro que o cadastro da empresa não se mistura com o do seu representante.
Por isso, o CPF sujo não atinge o CNPJ mesmo que a dívida seja grande, o que importa é que a empresa mantenha as suas obrigações em dia para evitar a inadimplência. O cadastro de pessoa física estando sujo só interfere para a aquisição de linhas de crédito para a pessoa física mesmo.
Mas existe um detalhe importante, algumas linhas de crédito analisam não somente o CNPJ como também o CPF do representante da empresa. Por via das dúvidas é importante manter as obrigações em dias como empresa e pessoa física.
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contador em Osasco clicando no botão abaixo.