A duração de uma consultoria financeira é entre 3 a 12 meses. Nesse período, o consultor financeiro fará uma análise da situação da sua empresa para obter um diagnóstico que permita ações eficazes, dará sugestões de melhorias e fará o monitoramento da empresa.
Embora muitos empresários recorram a esse tipo de serviço quando a situação financeira está crítica, é preciso cuidar do gerenciamento financeiro antes da existência das crises.
No entanto, gerir uma empresa e seus variados setores é uma situação complicada, demanda tempo e conhecimento sobre todas as áreas.
Sendo assim, contratar uma consultoria financeira é uma maneira de transformar a gestão da empresa em uma função menos exaustiva.
Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais sobre esse assunto.
Duração de uma consultoria financeira: quais os tipos de serviços oferecidos
1. Análise detalhada do caixa da empresa
Essa prática é essencial para fazer o diagnóstico financeiro empresarial, portanto, o consultor fará uma análise minuciosa de todas as entradas e saídas, bem como das receitas e despesas inerentes ao negócio.
2. Otimização das finanças
Após o diagnóstico, será possível saber onde estão as falhas no gerenciamento financeiro e a partir dessa realidade traçar planos para otimização das finanças.
3. Correta precificação dos produtos e serviços
A deficiência no fluxo de caixa pode ser o resultado da precificação errada dos produtos e serviços.
Por isso, durante o tempo de duração de uma consultoria financeira, o profissional responsável ensinará as técnicas para a correta precificação, evitando assim os prejuízos.
4. Planejamento financeiro e para pagamento de dívidas
Ter um planejamento financeiro personalizado torna os processos muito mais eficientes, uma vez que todas as ações serão feitas, tendo como base a realidade da sua empresa.
Ademais, se existir dívidas tributárias, judiciais ou administrativas, elas entrarão no planejamento para serem quitadas o mais rápido possível.
Conclusão
Os serviços de consultoria financeira auxiliam na recuperação e manutenção da saúde financeira da sua empresa, portanto, não é preciso esperar a situação se agravar para contratar um profissional.
A duração de uma consultoria financeira inclui o diagnóstico, execução e monitoramento. Ou seja, o consultor avaliará a situação da empresa e apresentará sugestões de ações efetivas.
A próxima etapa é a execução de tudo aquilo proposto, colocando em prática tudo o que a consultoria ensinou.
Por último, o monitoramento permite avaliar se as sugestões aplicadas apresentaram os resultados esperados e se for preciso, deverão ser feitos os reajustes para alcançar os objetivos propostos.