A pergunta sobre quanto tempo posso ficar sem pagar o Simples Nacional é bastante recorrente no meio empresarial por parte de micro, pequenos e médios empreendedores.
A fim de evitar perder os benefícios concedidos aos optantes do Regime do Simples Nacional é importante manter as contribuições em dia.
Além disso, a inadimplência levará seus débitos a serem registrados na dívida ativa da União, entre outras consequências.
Quer saber mais sobre esse assunto? Prossiga com a leitura desse artigo.
Quanto tempo posso ficar sem pagar o Simples Nacional: saiba qual o prazo máximo
O ideal é sempre pagar as contribuições tributárias em dia, no entanto, em caso de não quitação dos débitos, o prazo máximo é de 2 anos para não ter o CNPJ cancelado.
Além das consequências em relação ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o contribuinte perderá alguns benefícios.
Entre eles a aposentadoria por tempo de contribuição ou mesmo por incapacidade laboral, em caso de acidentes ou doenças. A mulher perderá o benefício da licença-maternidade.
O contribuinte terá sua aposentadoria por tempo de contribuição prejudicada devido ao atraso nos pagamentos, pois os meses em atraso não serão contabilizados.
Outra questão prejudicial por consequência do não pagamento das contribuições tributárias é o acúmulo de juros e multas, aumentando os valores e desperdiçando dinheiro.
É importante ressaltar que haverá sanções por parte da Receita Federal que terá como inadimplente o CNPJ e ainda cobrará multas e proporá a exclusão desse regime tributário.
Para evitar essas complicações, você pode optar pelo pagamento à vista de todos os débitos ou optar pelo parcelamento de acordo com as condições estabelecidas pela Receita Federal, ou União, caso já tenha sido registrado como dívida ativa.
No entanto, é importante saber que as condições mudam no que diz respeito ao questionamento sobre quanto tempo posso ficar sem pagar o Simples Nacional, caso o contribuinte seja comunicado sobre a exclusão do CNPJ.
Seu prazo máximo para regularizar a situação, seja pagando à vista ou parcelado, é de até 30 dias, contados a partir do recebimento do comunicado.
Conclusão
Certamente ao ler até aqui você tirou suas dúvidas sobre quanto tempo posso ficar sem pagar o Simples Nacional.
É importante manter as contribuições em dia para evitar a perda dos benefícios, pagamento de juros e multas e até mesmo ter o CNPJ excluído do Simples Nacional, o que levará sua empresa a contribuir por meio de um dos regimes, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Se precisar de ajuda para regularizar sua situação, entre em contato conosco. Temos uma equipe de contadores altamente capacitados.