Tudo sobre Registro da Contabilidade de uma empresa

O registro da contabilidade de uma empresa refere-se ao resumo de todas as movimentações financeiras.

Dessa forma, dentro desse documento, o empresário tem acesso aos benefícios, direitos, obrigações, entre outras informações pertinentes à saúde financeira do negócio.

Sendo assim, ele deve ser realizado para todas as empresas, sem distinção do formato jurídico ou tamanho financeiro.

Seguindo a determinação da ITG (Interpretação Técnica Geral) 2000, sendo aprovada pela 

Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) 1330 de 2011.

Para entender mais sobre o registro da contabilidade, continue conosco ao longo deste artigo. 

Entenda tudo sobre Registro da Contabilidade de uma empresa

Assim, o registro da contabilidade contém as receitas,as  despesas, a margem de lucro, todos 

os bens acumulados e patrimônio líquido.

Ou seja, todo e qualquer tipo de transação precisa estar registrado nesse documento.

Portanto, através dele você consegue visualizar o todo do seu negócio, 

conseguindo traçar um planejamento estratégico de acordo com o cenário que está sendo apresentado. 

Ademais, esse registro é realizado pelo contador, no entanto, sempre junto com o dono do empreendimento, que é o responsável pelas informações prestadas.

Como também, o profissional contábil deve proceder consoante as normas do Conselho

Federal de Contabilidade. 

Logo, existe a responsabilidade técnica e ética do contador sobre os dados que recebeu.

Por outro lado, o dono é responsável por fornecer todos os dados referentes à economia e 

ao financeiro de sua empresa, de maneira completa, clara e idônea.

Além disso, precisa emitir uma carta de responsabilidade declarando que todos os 

dados foram entregues.

Outrossim, o registro da contabilidade é composto pela documentação da empresa, como por exemplo, as notas fiscais, os recibos, cópias de cheques,entre outros.

Sendo assim, as informações que deverão ser prestadas ao contador depende de quais serviços ele fornece para sua empresa.

Logo, se o seu contador não cuida dos impostos e da folha de pagamento, por exemplo, precisa

fornecer essas informações.

Portanto, tudo que esse profissional não tem acesso, como o extrato bancário, as despesas 

pagas, valores de aquisições, contratos, se faz necessário conceder.

Conclusão

Dessa forma, pode-se concluir que o registro da contabilidade é um documento muito importante dentro de uma empresa e deve ser feito por um profissional contábil.

Também é necessário que o empresário forneça todas as informações que o contador não possui acesso para realização do mesmo.

Portanto, se você possui uma empresa e ainda não contratou uma assessoria contábil, procure

um especialista na área para manter o bom funcionamento do seu negócio.

E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.

WhatsApp Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat