Com a chegada do imposto de renda muitos ficam pessoas na dúvida se somente um contador pode fazer imposto de renda. Além disso, outros nem sabem como o procedimento funciona e então recorrem à internet.
Por isso não sabem nem se quer em relação a sua declaração ser obrigatória ou não, e nesse momento é importante buscar a ajuda de um contador.
Se você tem dúvidas a respeito desse assunto, ou até mesmo se você pode fazer o seu imposto de renda sozinho, fique conosco.
É obrigatório fazer imposto de renda somente com o contador?
Na verdade, muitas pessoas preferem fazer o seu imposto de renda por conta própria sem o auxílio de um profissional da área.
Portanto, responder à pergunta se somente o contador pode fazer imposto de renda é fácil, pois é uma das situações mais fáceis de se deparar.
Então, sim, é possível e válido, pois não existem restrições que causem impedimento para seguir o procedimento por si só.
E porque contar com um contador?
Geralmente muitas pessoas e empresas buscam os contadores para contabilizar o imposto de renda porque se trata de um documento complexo.
De fato, por ser tão minucioso, a grande parte da papelada dos impostos e somas e cálculos dos mais detalhados possíveis.
Por isso, qualquer erro de número, dígito ou vírgula no lugar errado pode gerar grandes problemas.
Um dos principais deles é a retenção da declaração de imposto de renda pela Receita Federal, na chamada “malha fina”.
Essas possíveis falhas, resultados da declaração sem ajuda profissional, podem gerar grandes multas e problemas relacionados à justiça no futuro.
Quais as vantagens de contar somente o contador para esse procedimento?
O que para muitos pode ser uma atividade extremamente exaustiva como a declaração de um imposto de renda, para o contador é algo cotidiano e prático.
Por isso, além de ser muito mais rápido do que realizar todo o procedimento por conta própria, as chances de errar são mínimas.
O contador ainda pode adicionar detalhes como contabilidade dos dependentes, despesas dedutíveis e contabilidade do ganho em bens.
São muitos os itens que requerem olhares atenciosos para o preenchimento adequado, por isso é importante investir em serviços profissionais.
Além de ser um ponto importante para quem não tem nenhum tipo de habilidade com documentos e quer evitar perder dinheiro.
Por fim, não é somente o contador que pode fazer o imposto de renda, mas de fato é a pessoa ideal para essa missão!
E então, o que você achou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora mesmo com um contador da nossa contabilidade em Osasco clicando no botão abaixo.
Economista, pode fazer IRPJ?